O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Ex-funcionário e síndica

Homem faz mulher de refém em condomínio do RJ

terça-feira, 27 de julho de 2021
WhatsApp
LinkedIn

[26/07] Ex-funcionário que fez síndica refém no Recreio diz que foi cobrar R$ 30 mil de suposto prejuízo por rescisão de contrato

O homem que fez a síndica de um condomínio refém no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, disse em depoimento à polícia que foi ao residencial para cobrar da vítima as verbas trabalhistas às quais achava que tinha direito. Emanuel Cândido da Silva manteve a mulher sob seu poder por alguns minutos até ser contido por dois homens — um segurança e um morador.

Emanuel relatou em depoimento que trabalhou no condomínio por cerca de oito meses. Recentemente, recebeu uma proposta de emprego melhor e pediu demissão. O homem alega que assinou a rescisão do contrato sem ler e posteriormente soube que havia constado que ele tinha sido demitido por justa causa, deixando de receber verbas trabalhistas às quais acreditava ter direito.

O ex-funcionário afirmou ter ficado indignado e por isso decidiu procurar a síndica. Ele relatou que foi ao condomínio para cobrar que a ex-patroa pagasse o prejuízo que ele alega ter sofrido, valor em torno de R$ 30 mil.

Emanuel disse ainda que, devido às circunstâncias, não falou para a síndica o motivo pelo qual tinha ido ao condomínio. Ele usou a réplica caseira de uma arma de fogo para ameaçar a vítima, mas acabou contido por dois homens. A Polícia Militar foi acionada e ele foi preso em flagrante. Na 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), Emanuel foi autuado em flagrante por cárcere privado.

[26/07] Rio: síndica conta que distraiu sequestrador até chegar socorro

Ângela Faísca foi rendida por ex-funcionário durante reunião para "acertar contas"; ele foi preso em flagrante por cárcere privado
 
A síndica Ângela Gonçalves Faísca, 67 anos, jamais imaginou que seria feita refém no próprio escritório por um ex-funcionário. Ela administra há cinco anos o condomínio Viva Viver, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Lá, ela mora com o marido desde 2008.
 
Na quarta-feira (21/7), Emanuel Cândido da Silva, 44 anos, chegou ao local para uma reunião, pois queria “acertar contas”. Até que, durante a conversa, disse que levaria Ângela dali amarrada no carro dela.
 
Em entrevista ao Metrópoles, ela disse que, após a negativa, Emanuel sacou uma arma feita com papelão e fita isolante preta e começou a ameaçá-la.
 
“Eu falei para ele: como você vai me amarrar, cara? Vai sair daqui como? Não tem como”, relembra. Em meio ao nervosismo, ela não conseguiu ver que não era uma arma de verdade.
 
“Não vi nada. Ele já tirou da cintura e colocou no meu pescoço. Não deu nem tempo de eu ver que era de brinquedo”, explica.
 
Da sala de câmeras, uma das funcionárias do residencial ouviu o grito de Ângela e chamou os seguranças do condomínio. Ela já estava no espaço observando a conversa entre Ângela e Emanuel desde o começo, pois a síndica ficou receosa com a visita.

[21/07] Ex-funcionário é preso após fazer síndica refém em condomínio no Recreio dos Bandeirantes 

A síndica de um condomínio no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, foi mantida refém por um ex-funcionário do local na manhã desta quarta-feira. A vítima foi libertada após um dos seguranças do residencial e um morador terem conseguido imobilizar o homem, identificado como Emanuel Cândido da Silva, de 44 anos.

O ex-funcionário foi preso em flagrante por policiais militares e levado para o Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Ele se feriu ao ser contido pelos dois homens e precisou de atendimento médico. Em seguida, foi encaminhado para a 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), onde o caso foi registrado. Emanuel foi autuado pelo crime de cárcere privado.

Em depoimento à polícia, a síndica relatou que Emanuel fingiu estar armado e fez ameaças de morte contra ela a todo momento. Para simular o armamento, o ex-funcionário usou um caixote amarrado com fita isolante preta. A mulher foi mantida sob poder do funcionário apenas por alguns minutos e logo uma funcionária conseguiu acionar os seguranças.

Ainda no seu depoimento, a síndica contou que Emanuel fez contato com ela na última sexta-feira, dizendo que desejava falar com ela sobre fraudes que ocorriam no condomínio. Na manhã desta quarta-feira, ao chegar ao residencial, ele se encontrou com a ex-patroa e ambos foram para a sala de administração do condomínio.

No local, após o início da conversa, Emanuel abriu a mochila que carregava e tirou de dentro dela a réplica da arma. O homem então disse para a ex-patroa que ela deveria sair do local com ele em seu carro. A mulher alegou que o veículo está na revisão, e Emanuel afirmou que ambos iriam para a estação do BRT. Nesse momento, o homem tirou uma corda de dentro da mochila e disse que amarraria a síndica.

Uma funcionária do condomínio conseguiu ver pelas câmeras de segurança o que acontecia no local e pediu ajuda. O supervisor de segurança do residencial e um morador foram até a sala onde a síndica era mantida refém. Emanuel guardou a réplica da arma na mochila e determinou que a vítima agisse naturalmente. Ao entrarem na sala, o supervisor e o moradores conseguiram segurar Emanuel e acionaram a Polícia Militar.

A síndica ainda contou aos policiais que Emanuel admitiu a ela que agiu por ordem de um ex-funcionário do condomínio, demitido após a descoberta de que estava furtando bicicletas.

https://extra.globo.com/ e https://www.metropoles.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet