O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Vistoria de edifícios em CE

Defesa Civil fiscalizará prédios antigos em Fortaleza

sexta-feira, 23 de julho de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Defesa Civil vistoria prédios com mais de 35 anos de construção na Praia do Futuro, em Fortaleza

Esta parte da orla fortalezense possui a maresia mais forte do Brasil, e a segunda mais intensa do mundo. Por isto, os imóveis sofrem com efeitos da corrosão

Prédios com mais de 35 anos na região da Praia da Futuro, em Fortaleza, estão passando por vistoria preventiva da Defesa Civil do município. Ao todo, o órgão elencou 26 edificações a serem fiscalizadas neste mês de julho.

Os imóveis localizados nesta parte da orla da capital sofrem efeitos da corrosão provocada pela maresia, classificada como a mais forte do Brasil e a segunda do mundo. A operação é realizada por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza (COPDC).

Desde o início do mês, o trabalho já foi realizado em 14 imóveis. Nenhum deles apresentou riscos graves, segundo o coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, Regis Tavares. "Tivemos dois edifícios interditados no bairro, e isso nos alertou para fazer um trabalho preventivo em outras edificações na mesma área, com mesmo solo, método construtivo e idade similares", explica Régis.

"Já executamos esse trabalho em 14 edificações e, até a próxima semana, deveremos concluir os outros 12 edifícios. Felizmente, as 14 apresentaram apenas riscos leves, e os síndicos foram notificados. Esperamos que eles tomem as providências necessárias, com a devida urgência que cada caso requer”, informou o coordenador.

As vistorias analisam os sistemas construtivos e estes elementos: estrutura, impermeabilização/infiltração, revestimentos externos em geral, esquadrias, revestimentos internos, coberturas, telhados e dispositivos de combate a incêndio. Os riscos podem ser classificados como "leves", "médios" ou "críticos".

O risco de nível crítico ameaça a integridade física e a segurança dos moradores, e pode ensejar até mesmo a interdição da edificação, no caso de se identificar risco iminente de desabamento. Os reparos, nesse caso, devem ser imediatos.

Em caso de risco médio, pode haver perda parcial de funcionalidade, o impacto é parcialmente recuperável e se recomenda intervenção no curto prazo. Já quando há risco leve, são encontrados apenas pequenos prejuízos, sem incidência ou probabilidade de ocorrência dos riscos de maior gravidade. Nesses casos, os responsáveis podem realizar os reparos no médio prazo.

"As pessoas só levam a sério depois que acontece uma tragédia, mas a gente pode evitar isso. Nosso prédio tem mais de 40 anos. Então, fica muito difícil postergar uma situação que já deveria ter sido feita por prevenção. Hoje, já estamos fazendo uma resolução, corrigindo as debilidades, para justamente evitar sinistros. Condomínio é comunidade, você tem que saber conviver e lutar pelo bem comum. O patrimônio precisa ser reavaliado e valorizado", comentou Francis Reis, síndica de um dos imóveis vistoriados na área e que está em obras de recuperação.

https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet