O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Mundo estranho

Vento e balanço de prédio

Situação causa ondas em piscina de triplex em SC

sexta-feira, 27 de agosto de 2021
WhatsApp
LinkedIn

'Se a piscina tem uma forma inadequada, pode acontecer o fenômeno', diz especialista sobre 'ondas' em estrutura de triplex de Balneário Camboriú

Movimento das 'ondas' é chamado de 'sloshing': oscilação de um líquido contido em um recipiente que está em movimento, como no caso dos prédios

As imagens de ondas na superfície de uma piscina no 30º andar de um edifício em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, trouxeram à tona uma constatação conhecida e trabalhada por engenheiros civis: a de que prédios balançam com o vento. Por isso, a instalação das piscinas deve seguir parâmetros próprios (assista ao vídeo).

Esse tipo de movimento de onda é chamado de sloshing, que é a oscilação de um líquido contido em um recipiente que está em movimento, como no caso dos prédios.

Se o sloshing tiver grande amplitude, pode provocar o derramamento da água para fora. (Veja acima).

"Se a piscina tem uma forma inadequada, pode acontecer o sloshing. Para corrigir essa situação, é necessário refazer a piscina com as proporções corretas e que evitem o fenômeno. Não se trata dela ser grande ou pequena, mas, sim de ter as proporções corretas", explica o engenheiro Sergio Eduardo Stolovas Goldman.

Sérgio Goldman é engenheiro e atua prestando consultoria para pessoas que desejam instalar piscinas em andares altos e querem minimizar os efeitos da oscilação na água.

Segundo ele, hoje não há norma vigente que solicite que estudos para prever o sloshing sejam feitos em edifícios no Brasil.

"Nós fazemos análises para saber como a piscina pode ser construída. A oscilação do líquido não pode passar de cinco centímetros, para que o morador não perceba. É um fenômeno que tem que se evitar", disse.

Para Sérgio, o sloshing nada mais é do que um problema funcional da piscina. O fenômeno não se trata de um erro estrutural do prédio e, sim um elemento que deve ser levado em conta na hora de construir uma piscina em locais como este.

"Todos os prédios possuem oscilações, mas são mais propícios em edifícios mais altos em razão do vento. É bom deixar claro, que o sloshing pode acontecer em prédios em que o projeto foi bem calculado, bem feito. Não é motivo para pânico, isso não quer dizer que o prédio está caindo. É um problema funcional da piscina e que é possível fazer correção", concluiu.

Balneário Camboriú e os arranha-céus

A cidade tem seis dos prédios residenciais mais altos da América do Sul, de acordo com ranking internacional do site The Skyscraper Center. O atual recordista é o Infinity Coast, que tem em 66 andares e 234 metros de altura.

Porém, outro empreendimento pode ultrapassar esse recorde, o das torres do Yachthouse by Pininfarina, com 81 andares.

Um projeto que está em fase de análise na prefeitura prevê um prédio ainda mais alto, com 154 andares e 509 metros de altura.

André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimentos, diz que a tecnologia construtiva é um grande diferencial para que os moradores não sintam a oscilação.

Um dos principais investimentos nos projetos de arranha-céus são os estudos de túnel de vento, que ajudam a dimensionar as estruturas. Nesses ensaios, é simulada a atuação do vento em todas as faces e entorno do empreendimento.

São quatro objetivos diferentes: calcular a segurança na concepção estrutural, avaliar esforços de vento, conforto estrutural e dimensionamento das esquadrias. No caso da FG, o estudo é realizado por uma empresa inglesa.

Oscilação de prédios

Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Carlos Alberto Kita Xavier, as estruturas mais altas são mais sensíveis a oscilação do vento, mas é nelas que a engenharia trabalha para minimizar os efeitos e proteger a estrutura, os usuários e o entorno.

"É preciso considerar que o movimento é calculado para a estrutura da edificação, material sólido. Quando esse movimento incide sobre um líquido, no caso a água das piscinas, por efeito de diferenças das massas, acaba gerando ondas na água. As imagens podem até assustar, mas nem de longe representam movimento esperado para a estrutura", afirma o engenheiro Carlos Alberto.

O fenômeno é natural e desejável, já que todos os edifícios precisam ter algum nível de oscilação, ainda que ela não seja percebida. Esse movimento evita que o prédio tenha danos estruturais causados pelo vento, como fissuras.

O nível de oscilação é considerado não apenas para projetar a estrutura propriamente dita, mas também para tubulações e esquadrias. Quanto mais alto o edifício, maior o balanço.

Triplex em Balneário Camboriú

O registro feito por um empresário catarinense mostrou uma piscina com "ondas" dentro de um triplex no 30º andar de um prédio de Balneário Camboriú. A oscilação registrada na quinta-feira (19) ocorre por conta do vento e o edifício é projetado para o fenômeno.

Autor das imagens, Patrick Biazotto disse que foi até o espaço para negociar o apartamento, localizado na Avenida Atlântica. Ele publicou as imagens nas redes sociais enquanto fazia uma visita ao imóvel.

https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet