O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Garantias e Direitos do consumidor

Palace 2

RJ: Construtoras são condenadas após 23 anos

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

TJ-RJ condena empresas a indenizar família por desabamento do Palace 2

Se a demora da citação do réu decorre de circunstância alheia à vontade do autor, é incabível o reconhecimento de prescrição. Com esse entendimento, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou apelação e manteve sentença que condenou as empresas Sersan e Matersan a pagar indenização por danos morais de R$ 500 mil a uma família que morava no Edifício Palace 2.

O prédio, que ficava na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, desabou em 1998, deixando oito mortos. A decisão é de 17 de agosto.

Além disso, as companhias foram condenadas ao ressarcimento de tudo que foi pago pela família em aluguéis, perdas materiais, valores de promissórias pagas pela compra do imóvel e demais custos decorrentes do desmoronamento da construção, tudo corrigido monetariamente.

A ação foi movida em 1998. A família argumentou que, com o desabamento, perdeu seu imóvel e todos seus objetos pessoais.

As empresas só foram citadas em 2019. Dessa forma, elas argumentaram que já havia ocorrido prescrição. E sustentaram que não tinham o dever de indenizar, pois não tiveram culpa pelo desabamento.

O relator do caso, desembargador Lúcio Durante, afirmou que as companhias não podem alegar prescrição no caso, pois a demora na citação não decorreu de iniciativa dos autores.

"Ora, o raciocínio é simples: se a demora da citação válida da parte ré decorre de circunstância alheia à vontade da parte autora, como foi o caso, tem-se como incabível o reconhecimento da prescrição arguida", disse o magistrado, lembrando que as empresas não eram localizadas, inclusive em outros estados.

Durante também destacou que já ficou provada a responsabilidade das empresas no desabamento do prédio. E disse que houve dano moral, uma vez que a família perdeu seus bens no colapso do edifício.

"À toda evidência, condenação por dano moral se justifica, no caso sub judice, em razão do episódio vivenciado pelos apelados, traduzido por sentimento de frustração, angústia, sofrimento durante longuíssimo período e pela situação de instabilidade por terem perdido todos os objetos pessoais como documentos, roupas, fotografias, material do mestrado, que registravam/representavam fatos importantíssimos de suas vidas, além dos bens móveis que guarneciam o imóvel que servia de residência, porto seguro de todas as pessoas", declarou o relator.

Clique aqui para ler a decisão

0080696-89.1998.8.19.0001

Fonte: https://www.conjur.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet