O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ricardo Karpat

Síndicos são verdadeiros maratonistas profissionais

As Olimpíadas se foram, mas fica a provocação: Em qual pelotão você está? Há líderes e liderados

03/09/21 06:00 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn
Administrador Ricardo Karpat, colunista do SíndicoNet

Por Ricardo Karpat*

Recentemente, o mundo acompanhou a realização de mais uma edição das Olimpíadas. Em Tóquio, atletas das mais diferentes modalidades esportivas colocaram em prática seus treinamentos para tentar superar os adversários, conquistar um lugar no pódio e até mesmo superar recordes, cravando o nome na história do esporte.

Realmente, o evento que envolve todo o mundo deixa legados e, em cada história de superação e conquista, também deixa um aprendizado. Aprendizado este que vale não só para o universo esportivo, como também para outras áreas profissionais.

Nesse sentido, não há exagero algum em afirmar que uma maratona, por exemplo, se assemelha muito a careira profissional. Trata-se da mais tradicional modalidade esportiva nas Olimpíadas. Prova longa, com mais de 42 quilômetros a serem percorridos, e que exige do atleta características como foco, resistência e planejamento.

Não basta apenas correr. É preciso planejar intensidade, velocidade das passadas, momentos em que se deve acelerar e momentos em que se deve controlar para que o gás não falte antes de se cruzar a linha de chegada. Isso tudo envolve estratégia. A resistência, por sua vez, é construída com muito preparo. Somente com o treino e estudo nesse tipo de atuação é que se aperfeiçoa o atleta e o torna resistente, como demanda o esporte. Já o foco é a característica essencial, que ajuda o maratonista a não desviar a atenção e seguir totalmente alinhado ao seu propósito de vencer.

Perceba que essas mesmas características que fazem de um maratonista um atleta bem-sucedido se encaixam perfeitamente com as mesmas habilidades necessárias para o sucesso em outras carreiras profissionais.

O estudo, o preparo, o foco pleno naquilo que se almeja, bem como a resistência e a estratégia para superar os obstáculos que surjam durante o trajeto, são características que trazem a excelência ao profissional, qualquer que seja a carreira, tornando-o diferente dos demais.

Nesse sentido, quando falamos em diferenciação, entra mais uma comparação entre esses universos.

Assim como acontece na maratona, em que os atletas de alto desempenho formam um primeiro pelotão, o chamado pelotão de elite, em toda carreira, inclusive na carreira de síndico, há os profissionais que lideram, que elevam a qualidade para novos patamares e se distanciam de tantos outros que, não tão preparados, menos resistentes e com menos estratégia desistem e deixam de lutar para alcançar o que desejam.

Na maratona, são aqueles tantos corredores que vemos desistirem no meio do caminho, saindo da prova sem conseguir completá-la, ou mesmo aqueles que formam a maioria, dos pelotões posteriores à elite, que têm como objetivo simplesmente completar o percurso, sem preocupação com o desempenho, com a superação de marcas ou maiores pretensões.

Agora que sabemos as semelhanças no universo esportivo e profissional, cabe a cada um refletir, descobrir ou, ainda melhor, se projetar em qual grupo, em qual pelotão deseja figurar.

Lembre-se, há os liderados, que atuam em sua zona de segurança e se satisfazem somente em ter seu lugar, assim como há quem busca mais, quem almeja estar no topo, na liderança, junto ao pelotão de elite.

Todos nós sabemos que não se trata de uma seleção fácil, mas de uma escolha absolutamente pessoal.

Em minha trajetória, por exemplo, optei sempre pertencer ao pelotão de elite. Mais além, mesmo dentro deste pelotão, não me satisfaz apenas pertencer ou ganhar, busco sempre a superação, a inovação e, sempre que possível, marcar meu nome na área que atuo, fazendo a diferença, com muito foco, muito planejamento e muita estratégia. Como um verdadeiro maratonista, dentro do nosso universo condominial. E você, onde se vê? Qual grupo almeja pertencer? Reflita, decida, sonhe e busque sua realização.

Aqui, deixamos uma homenagem aos atletas medalhistas olímpicos e aos síndicos que desejam fazer parte do pelotão de elite dentro de sua área de atuação, preparando-se para liderar e fazer a diferença!

(*) Referência nacional na formação de Síndicos Profissionais; Especialista em Condomínios com mais de 20 anos de atuação; Diretor da Gábor RH e da Certificação Síndico 5 Estrelas; Colunista do programa CBN A VOZ DO SÍNDICOS e apresentador do programa Condomínio em Pauta, pela CondTV.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet