O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Vícios construtivos

MG: Prazo para reparos condominiais é de 90 dias

sexta-feira, 10 de setembro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Prazo decadencial para condomínio pleitear reparos de vícios é 90 dias

9ª câmara Cível do TJ/MG deu provimento a agravo de instrumento interposto por incorporadora para reconhecer o decurso que o prazo decadencial

A 9ª câmara Cível do TJ/MG deu provimento a agravo de instrumento interposto por incorporadora para reconhecer que o prazo decadencial para condomínio pleitear reparos de supostos vícios construtivos é de 90 dias, conforme previsto no art. 26 do CDC.

Como este prazo já tinha se expirado na data do ajuizamento da demanda, foi afastado o pedido de obrigação de fazer consistente na reforma e reparo dos vícios, sob pena de multa diária.

A construtora ajuizou agravo de instrumento contra decisão de primeiro grau que, nos autos de ação de obrigação de fazer e danos materiais e morais por vícios construtivos, movida por condomínio, afastou a prejudicial de mérito de decadência.

Em suas razões recursais, sustentou ser de garantia o prazo de cinco anos previsto no art. 618 do CC, utilizado para fins de analisar a perfeita funcionalidade das instalações e das estruturas construídas no empreendimento, em caso de controvérsia existente entre empreiteira e construtora dona da obra. Nesse sentido, defendeu não ser o prazo decadencial nem prescricional.

Argumentou tratar-se o caso de uma relação de consumo e por tal motivo, deve-se aplicar o prazo decadencial de 90 dias, previsto no artigo 26, II, §3º, do CDC.

Na decisão, o relator observou que o condomínio procedeu à notificação extrajudicial da incorporadora em 28/11/2016 para realização dos reparos e intervenções corretivas necessárias, bem como indenização das despesas já efetuadas, cuja correspondência foi recebida em 23/01/2017.

"A partir de então teve início a contagem do prazo decadencial de 90 dias. Contudo, a presente demanda somente foi proposta em 23/04/2019, motivo pelo qual superado o prazo para cobrança da obrigação de fazer."

Assim, deu parcial provimento ao recurso para afastar o pedido de obrigação de fazer consistente na reforma e reparo dos vícios, sob pena de multa diária. A decisão saneadora autorizou, contudo, que a demanda prosseguisse apenas em relação ao pleito indenizatório (obrigação de dar), sujeito a prazo prescricional (e não decadencial).

A incorporadora foi representada no caso pelo escritório Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados.

Processo: 0559944-04.2021.8.13.0000 Veja a decisão.

https://www.migalhas.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet