O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Gabriel Karpat

Evolução da comunicação no mercado condominial em 25 anos

Para especialista, a tecnologia trouxe muita transformação para o setor, mas muitos gestores ainda pecam na falta de estratégia

06/10/21 10:04 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn
Gabriel Karpat é administrador focado em condomínios

Por Gabriel Karpat*

A rápida profissionalização da sindicatura profissional trouxe em seu bojo a necessidade de maior atenção com a comunicação. Na verdade, a transformação da comunicação no segmento condominial é um processo contínuo que evoluiu muito nas últimas décadas.

A maneira de alcançar as pessoas mudou muito. E mudou muito rápido. Especialmente o impacto da tecnologia, que tem condicionado a mudança de hábitos e comportamentos. Com um simples clique, possibilitamos um alcance jamais antes imaginado. 

Por isso, fazer o uso correto das tecnologias disponíveis, na comunicação, tornou-se importante. É imprescindível respeitar a individualidade e as características de cada microssociedade chamada condomínio. Fazer da comunicação um instrumento de harmonia e regulação de convívio entre as pessoas deve ser seu objetivo central.

A cultura digital vem sendo construída, contudo, a meu ver, ainda em transformação, não está ainda inteiramente consolidada. Não sabemos, até o presente momento,  fazer o uso correto das tecnologias disponíveis. 

Muitos problemas surgem devido a uma falta de uma estratégia bem definida de comunicação dos gestores com seus moradores. Sem mencionar a necessidade de atenção para as recentes políticas de proteção dos dados (LGPD), e os cuidados com a chamada “Lei do Stalking”. Lembrar e considerar a norma do Direito Brasileiro: “ninguém se escusa de cumprir a Lei alegando que não a conhece”.

Cabe a todos que atuam nesse importante mercado do cenário nacional, o qual movimenta mensalmente mais de R$ 5 bi de ativo circulante, estabelecer metas e parâmetros no relacionamento com todos moradores. Especialmente visando transparência e confiança, com claras políticas de compliance.  E, obter como resultado, maior agilidade e maior adesão nas decisões a serem tomadas.

Aproveito para destacar a importância do SíndicoNet nesse processo de evolução, ao longo desses 25 anos de existência. Particularmente, como colunista e parceiro, sou testemunha de que sua atuação independente e com integridade contribuiu e ainda contribui para  a construção de um segmento mais consciente. Uma parceira que valoriza o nosso mercado como um todo, assim como cada um de nós, colunistas.

(*) Gabriel Karpat é diretor da GK Administração de Bens e coordenador do curso de síndicos profissionais da Gabor RH autor do livro Condomínios Gestão 360 Graus (Ed.Leud) – diretoria@gk.com.br.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet