O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Crianças e elevadores

Evite acidentes com crianças em elevadores, escadas e esteiras rolantes

quinta-feira, 7 de outubro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Fique de olho! É possível evitar acidentes com crianças em elevadores, escadas e esteiras rolantes

Com a verticalização das cidades e o crescente número de novos edifícios em todo o País, o uso de elevadores e escadas rolantes tornou-se indispensável para a nossa mobilidade. E, como todo meio de transporte, ao usar esses equipamentos é preciso estar sempre atento às regras de segurança, especialmente quando pensamos nas crianças

Por Andreia Nolasco, Gerente de Serviços da Atlas Schinder

Em abril deste ano, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou um projeto de lei (PL 1.371/2020), que proíbe crianças de até 12 anos de andar sozinhas em elevadores. Em Pernambuco, a Assembleia Legislativa do estado promulgou uma lei com a mesma proibição em agosto de 2020. Já na cidade do Rio de Janeiro, a Lei Municipal nº 2.546/97 proíbe a locomoção de menores de 10 anos, se desacompanhados, sob pena de multa ao condomínio. E ainda, no estado de São Paulo, a lei de nº 12.751/98 também determina que apenas maiores de 10 anos podem utilizar os elevadores sem a presença de um adulto.

Vamos entender os motivos. Apesar de o elevador ser o meio de transporte mais seguro do mundo, crianças não têm maturidade para antever riscos e até mesmo tomar uma atitude caso algo venha a ocorrer. Geralmente, entre os pequenos, é tentador apertar vários botões, pular dentro no elevador, tentar impedir que a porte feche e brincar com o interfone. Aparentemente inofensivos, esses gestos podem danificar o equipamento, causar sua parada com a retenção dos usuários na cabina e, até mesmo, um acidente.

Vale mencionar a importância de supervisionar as crianças também ao entrar e sair do elevador. Mochilas, lancheiras, brinquedos podem ficar presos à porta e, ao tentar ‘resgatá-los’ alguém pode se ferir.

A atenção também deve ser redobrada com crianças em escadas e esteiras rolantes. Além de acompanhadas, devem estar de mãos dadas com um adulto e, se possível, segurando no corrimão com a outra mão para evitar qualquer desequilíbrio. Na descida, é importante manter a criança sempre ao lado de um adulto e, na subida, um degrau à frente, se certificando de que o pequeno não esteja pisando nas laterais do equipamento ou no vão entre os rodapés e os degraus.

Outra orientação valiosa: sentar-se nos degraus não é uma opção, é perigoso! A locomoção deve ser sempre em pé. Por fim, os calçados infantis são outro ponto de atenção. Sapatos com sola de borracha podem ter extrema aderência quando em contato com escadas e esteiras rolantes, dificultando o uso do equipamento. No caso dos tênis, a recomendação é checar se os cadarços estão bem amarrados.

Estas são orientações para a segurança de crianças nos elevadores, escadas e esteiras rolantes, tornando as viagens seguras e confortáveis para todos. Assim, a garotada estará pronta para a brincadeira no local correto, sempre!

Assessoria de imprensa da Atlas Schindler

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet