O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

SP: Água pluvial

Condomínio usa água da chuva no jardim e nas áreas comuns

sexta-feira, 15 de outubro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Em crise hídrica, condomínio utiliza água da chuva para molhar jardim e limpar áreas comuns

Investimento de R$ 20 mil deve gerar economia de 20% nas contas futuras do condomínio em Sorocaba (SP). Ainda na cidade, terapeuta reutiliza água da máquina de lavar e da chuva

Na pior crise hídrica dos últimos 90 anos, os moradores de Sorocaba (SP) estão fazendo de tudo para economizar água. Em um condomínio localizado na cidade, a água usada para molhar o jardim e limpar as áreas comuns é de reuso.

Trata-se de água da chuva captada no telhado, que, através de canos, segue até uma estação de tratamento instalada no local há quatro meses. O investimento de R$ 20 mil deve gerar uma economia de 20% nas contas futuras.

"Nós acreditamos que, com a performance, o sistema vai desenvolver. A gente tem a meta de buscar 20% de economia", explica o síndico César Barbosa.

São dois tanques com capacidade de 10 mil litros cada. A água bruta da chuva fica em um deles. Ela passa por um filtro, onde é tratada, e segue para outro tanque, de onde é liberada para o reuso. Apesar de tratada, a água não é potável e não deve ser ingerida.

"Ela só pode ser utilizada como reuso, lavagem de pisos, rega de plantas, lavar carro, lavar roupa. É possível, mas nunca para cozinhar ou beber", explica o engenheiro ambiental Dário Sampaio.

A terapeuta Jozê Alves também faz o reuso da água para molhar as plantas, limpar o jardim e o carro. A água que ela reutiliza para isso é a da máquina de lavar e a da chuva, que desce pelas calhas para um baldes. Em seguida, vai para um tambor que comporta 200 litros.

"Eu já percebi uma economia, principalmente quando ocorre esse aumento de tarifa, de até 50% no que eu já estava pagando anteriormente", conta a terapeuta.

Antes de reutilizar a água da máquina de lavar e da chuva, Jôze joga um copo de água sanitária no tambor, mas esse é apenas um dos produtos indicados para tratar essa água.

Segundo Dário, usando sulfato de alumínio e soda cáustica é possível separar as impurezas da água, deixando-a com melhor qualidade para o reuso, além de melhorar o aspecto e o odor.

"O sulfato de alumínio vai agrupar essa sujeira e jogar para o fundo do reservatório, do tambor ou do que você tiver disponível para armazenar essa água. A soda cáustica vai alcalinizar essa água, porque ela se tornou ácida com a adição de sulfato de alumínio e permitir que essa sujeira decante, vá para o fundo do reservatório. Já a água sanitária vai proteger essa água contra as bactérias que obviamente foram arrastadas do telhado ou de qualquer local onde você adquiriu essa água, captou essa água", finaliza o engenheiro.

https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet