O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Marilen Amorim

Denunciar violência doméstica em condomínios de SP é lei

A Lei Estadual nº 17.406, publicada em setembro, entrará em vigor e obrigará síndicos a fazerem a denúncia. Funcionários e vizinhos também têm papel importante

22/10/21 01:20 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn
Marilen Amorim, advogada e colunista do SíndicoNet, veste blusa amarela e usa óculos
Antigo ditado "Em briga de marido e mulher não se mete a colher" está ultrapassado e comunidade deve se mobilizar
Reprodução

Por Marilen Amorim*

É dentro dos lares e dos condomínios que acontece a maioria dos casos de violência familiar.  No Brasil, os mais atingidos são as crianças, os idosos, os adolescentes e as mulheres.

Devido à gravidade dessa situação, que acarreta profundas consequências sociais, foi publicada no último dia 15 de setembro de 2021 a Lei Estadual nº 17.406, que obriga os condomínios residenciais a comunicar as ocorrências de violência doméstica. 

Essa lei entrará em vigor em 60 dias e, a partir daí, os condomínios residenciais e comerciais localizados no Estado de São Paulo, por meio de seus síndicos e/ou administradores devidamente constituídos, serão obrigados a comunicar aos órgãos de segurança pública, quando constatarem a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra crianças,  adolescentes, idosos e mulheres.

As comunicações deverão ser encaminhadas à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil ou ao órgão de segurança pública especializado. 

Nos casos de ocorrência em andamento, a comunicação deverá ser realizada de imediato, por meio de ligação telefônica ou aplicativo móvel. Nas demais hipóteses, por escrito, por via física ou digital,  no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas após a ciência do fato, com informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e do possível agressor.

Os condomínios deverão afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o que está disposto na lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico e/ou administrador quando tomarem conhecimento da ocorrência ou de indícios de episódios de violência doméstica ou familiar no interior do condomínio.

Essa lei representa um grande avanço social, pois formaliza a necessidade de conscientização da população sobre a importância do seu papel na redução dos casos de violência explícita ou de indícios de maus-tratos.

As denúncias podem ser realizadas por todos e cabe ao síndico conscientizar os funcionários do condomínio e os moradores sobre essa questão e instruí-los sobre as providências a serem tomadas.

A lei não contempla a violência contra os homens, porém, cabe ressaltar que a violência doméstica se refere a qualquer tipo de agressão contra qualquer membro da família ou contra quaisquer pessoas que estejam sob o mesmo teto.

Portanto, aquele antigo ditado "Em briga de marido e mulher não se mete a colher" está absolutamente ultrapassado, pois legitima a inércia da população e não coíbe a ação dos agressores.

(*) Marilen Maria Amorim Fontana é advogada especialista em Direito Imobiliário e Previdenciário; membro efetivo da Coordenadoria de Direito Condominial da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB-SP.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet