O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

BH: Buraco no solo

Formado por erosão, situação preocupa moradores de condomínio

quinta-feira, 28 de outubro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Buraco gigante formado por erosão no solo preocupa moradores de condomínio em Vitória da Conquista

Situação acontece no bairro Recanto dos Pássaros e foi descoberta depois que moradores contrataram serviço para limpeza do terreno, quando a vegetação foi retirada do local

Um buraco provocado pela erosão do solo tem preocupado moradores do bairro Recanto dos Pássaros, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

De acordo com moradores, a situação tem piorado sempre que chove e o medo que a erosão possa comprometer as casas e comércios próximos. A concessionária Via Bahia, responsável pela área, ainda não se manifestou sobre a situação.

Segundo o mecânico Júlio César, o buraco foi 'descoberto' depois que moradores contrataram uma máquina para fazer a limpeza do terreno. Ao retirar a vegetação da área foi possível perceber a dimensão do buraco, que devido o tamanho foi apelidado de 'cânion'.

"Antes aqui era um barranco, com entulho. Depois dessa limpeza começou esse processo de erosão no solo", conta o trabalhador.

Cânions são vales profundos com encostas quase verticais, que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de profundidade, mas trata-se de um fenômeno natural, que não tem relação com o que acontece no Recanto dos Pássaros.

O geólogo Eduardo Silveira explica que o buraco pode ter surgido após um acúmulo de água numa mesma 'linha', de forma que se criou uma pressão que gerou a fissura no solo.

"Essa linha de água, concentrada em chuvas mais fortes, canaliza muita água em um único ponto e ganha força devido essa ação direcional", explica.

Ainda segundo os moradores, a cratera fica localizada às margens do Anel Rodoviário, o que também causa preocupação com possível aumento de acidentes na estrada. Além dele, outro buraco foi descoberto ao lado da maior erosão, e foi apelidado de 'caverna'.

Os moradores contam que a cada vez que chove a situação piora nos dois pontos. Vídeos feitos com celulares mostram a situação no local. A água desce pelas ruas e deságua justamente nos locais que sofrem a erosão. [veja nesta reportagem].

Para o geógrafo e doutor em Arquitetura e Urbanismo, Artur José Pires, a situação revela um problema maior de drenagem em Vitória da Conquista.

"Este é um exemplo típico de uma área urbana onde faltam canais de drenagem e microdrenagem", ressalta.

Os moradores da região dizem que já entraram em contato com a prefeitura e com a Via Bahia, mas que até o momento, nada foi feito para solucionar o problema.

"Entrei em contato com a Via Bahia e disseram que iriam mandar um técnico no dia seguinte mas não mandaram até hoje", reforça Arleth Mendes, administradora que tem uma empresa no local.

A produção da TV Sudoeste entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, que informou que a cratera está em uma área de responsabilidade da Via Bahia. Até o momento a concessionária não se manifestou sobre o caso.

https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet