O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Galinhas e escorpiões

Aves afastam artrópode em condomínio de SP

sexta-feira, 5 de novembro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Moradores criam galinhas para afastar escorpiões de condomínio na zona Sul de Ribeirão Preto, SP

Medida preventiva tem ajudado a manter a segurança no local, diz associação. Na zona Norte da cidade, bichos assustam vizinhança há ao menos 15 dias

Um condomínio da zona Sul de Ribeirão Preto (SP) adotou a criação de galinhas como medida preventiva contra a proliferação de escorpiões. A alternativa tem feito sucesso entre os moradores, que já pensam em ampliar a quantidade de galinheiros no local.

Segundo o gerente da Associação dos Moradores do condomínio Quinta dos Ventos, Valter Freitas, a estratégia foi pensada em conjunto para que a presença de escorpiões e os perigos trazidos pelo bicho fossem amenizados.

"Além do controle periódico que a gente faz, aplicação de inseticida e tal, a gente adotou as galinhas como modo preventivo. A gente tem esse galinheiro aqui e como a associação é muito grande a gente pertente instalar em outros pontos também", afirma.

Ainda de acordo com o gerente, a reprodução das galinhas é algo positivo ao projeto, já que quanto mais delas existirem pelo condomínio, menor o risco da multiplicação dos escorpiões.

"As galinhas comem de tudo, qualquer inseto elas comem. Então, a gente espalhando em diversos pontos do condomínio vamos estar prevenindo o surgimento de escorpiões ou de outros insetos", aponta.

'Desespero'

Em outro condomínio, na zona Norte do município, os moradores têm enfrentado uma das piores infestações de escorpiões vividas no local. As medidas para tentar bloquear a entrada dos bichos ficam por conta das múltiplas vedações em tomadas e pontos de energia.

A presença dos bichos, que tem deixado moradores assustados, intensificou-se há 15 dias, segundo a aposentada Carmem Lúcia Ponci.

Na casa dela e dos vizinhos, adicionar escorpiões mortos em vidros já faz parte da rotina. Alguns moradores chegaram a encontrar mais de 12 exemplares desde quando o problema começou.

"Nós estamos vivendo um tempo, principalmente nesta semana, de desespero, mesmo porque a gente não tem conseguido nem dormir neste lugar [...] Eles estão saindo até de tomadas".

De acordo com a Prefeitura, o condomínio passou por uma vistoria feita por uma equipe da Vigilância Ambiental na última quinta-feira (27) e outro procedimento deve ser realizado nesta quinta-feira (4).

Sem galinhas, mas com vedação

Enquanto o problema não é resolvido, os moradores precisam improvisar nas medidas de proteção. Sem a criação de galinhas no condomínio, a opção foi vedar com fita adesiva em portas, janelas, tomadas e ventiladores.

Segundo o vendedor Márcio Ferreira dos Santos, é preciso estar sempre atendo a todos os locais da casa, pois os escorpiões aparecem de surpresa.

"A gente até pegou o hábito de ficar olhando para tudo que é canto, porque de onde você menos imagina aparece", diz.

Para a dona de casa Karina Pimenta, que tem um filho pequeno, os cuidados ficam ainda mais intensificados. Ela aponta que apesar das medidas, passar tempo dentro da própria casa tem se tornado casa vez mais complicado.

"Eu acho um por dia. Tem moradores que às vezes já achou 5, 6 por dia, então está complicado. [...] Não estou conseguindo viver mais dentro da minha própria casa", diz.

Perigo dos escorpiões

Em 2021, duas crianças morreram em Ribeirão Preto em decorrência de picadas de escorpião. No dia 18 de julho, uma menina de 3 anos morreu após ser picada por um escorpião em casa, em uma comunidade entre as avenidas Caramuru e Luzitana, na zona Sul da cidade.

A mãe afirmou que a menina colocou a mão em um tijolo e passou a reclamar de dores no dedo esquerdo logo em seguida. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Já no dia 31 de agosto, um menino de 4 anos que morava no Parque Ribeirão também não resistiu às picadas.

https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet