O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Marilen Amorim

Até que ponto seu condomínio está vulnerável aos hackers?

O investimento em segurança dependerá sempre do binômio "Necessidade x Possibilidade". Algumas medidas já podem ser tomadas desde já, como por exemplo, ter uma Política de Segurança da Informação

05/11/21 11:13 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Homem segurando mouse em referência à segurança de dados na internet
Tentativas de phishing e malvertising podem colocar os dados do condomínio em risco. Novos golpes exigem constante atualização do sistema
iStock

Por Marilen Amorin*

Os ataques cibernéticos, como os que ocorreram recentemente com as Lojas Renner, Grupo Fleury, CVC, Porto Seguro e agora, no último domingo de outubro, com a empresa de call center Atento, estão cada vez mais frequentes e graves. Os mais comuns e mais temidos tem sido do tipo "ransomware", em que hackers roubam dados e cobram um resgate para fazer a devolução.

Os profissionais de gestão de risco e segurança da informação estão cada vez mais preocupados com as novidades que surgem no mercado. Dispositivos móveis, redes sociais, cloud computing (computação em nuvem), outsourcing (terceirização) são fontes de preocupação e inovações como a Internet das Coisas (IoT) apresentam um novo desafio

Empresas de segurança cibernética alertam para o crescimento de tentativas de phishing (golpe usado para roubar informações pessoais com a ajuda de links em e-mails) e tendência de aumento do malvertising (uso de publicidade on-line para a distribuição de malware, que é um programa malicioso que infecta computadores ou outras máquinas). Os fraudadores estão sempre testando novas estratégias de golpes, o que exige atualização do sistema o tempo todo.

Neste contexto, o uso de Inteligência Artificial passa a ser um importante aliado para combater os ataques que estão cada vez mais sofisticados. O Projeto que cria o Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil (Projeto de Lei 21/2020), que já foi aprovado na Câmara e está seguindo para aprovação do Senado Federal, faz uma abordagem da Inteligência Artificial centrada no ser humano, com a criação de direitos e deveres para seu uso confiável e responsável, por meio da utilização dos dados com respeito à LGPD e com segurança digital. 

Como em todo o processo de inovação, os benefícios são proporcionais aos riscos que oferecem ao usuário. Portanto, as empresas se mobilizam na busca de maior proteção e os condomínios seguem esta tendência.

Pessoas desmotivadas, descontentes ou mal intencionadas, aumento da demanda, tecnologia não atualizada, inexistência de política de segurança da informação e de planos de recuperação de desastres são exemplos de ameaças, que podem explorar vulnerabilidades do condomínio, provocando impactos negativos e danos.  

Para saber até que ponto seu condomínio está vulnerável, é necessário saber primeiramente quais são os ativos a serem protegidos. Num segundo momento, identificar as ameaças e os pontos frágeis. Com base nisso, classificar os riscos e analisar o custo/benefício para implantar a solução.

Uma segurança da informação eficaz reduz consideravelmente estes riscos. Um guia muito útil para a implementação dessas medidas pode ser encontrado nas normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002.  De muita importância também é a nova norma ISO/IEC 27.701, que veio como um complemento, relacionado especificamente à privacidade. 

O investimento em segurança dependerá sempre do binômio "Necessidade x Possibilidade": Quanto o condomínio precisa gastar e quanto pode gastar. As medidas a serem tomadas são diretamente proporcionais aos ativos a serem preservados.

Quanto mais ativos, mais ameaças e mais medidas precisam ser tomadas. Por isso, deve-se fazer a gestão do risco, dos processos e dos controles, de forma a mitigar, transferir ou mesmo aceitar certos níveis de riscos e consequentes prejuízos.

Algumas medidas simples para segurança de dados podem ser tomadas desde já, como por exemplo, ter uma Política de Segurança da Informação que deve:

  • Fazer parte do processo de "boas vindas" de novos colabores na organização;
  • Garantir a segurança das informações no trabalho remoto e no uso de dispositivos móveis;
  • Definir responsabilidades antes, durante e depois da contratação, assegurando que funcionários e partes externas entendam as suas responsabilidades e estejam em conformidade com os papéis para os quais eles foram selecionados;
  • Definir as devidas responsabilidades pela proteção dos ativos;
  • Prevenir o acesso não autorizado aos sistemas e aplicações;
  • Promover conscientização e treinamentos personalizados, de acordo com a exposição do colaborador.

(*) Marilen Maria Amorim Fontana é advogada especialista em Direito Imobiliário e Previdenciário; membro efetivo da Coordenadoria de Direito Condominial da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB-SP.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet