O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Radar LELLO

Água em condomínio

Segundo estudo da Lello Condomínios, consumo aumentou em 2021

terça-feira, 9 de novembro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Consumo de água aumenta em condomínios em 2021, aponta Lello Condomínios

Média de consumo foi 10% maior no 1º semestre de 2021 com relação ao mesmo período em 2020, e a conta de água subiu 12,5%

São Paulo, novembro de 2021 - A Lello Condomínios, líder no segmento de administração de condomínios no país, registrou um aumento no consumo de água nos condomínios em 2021. No primeiro semestre de 2020, a administradora somou, por condomínio, uma média de 721 m³ - cada metro cúbico equivale a mil litros -, enquanto no mesmo período deste ano, o consumo subiu cerca de 10%, para 795 m³. Quando comparado individualmente por apartamento, a média foi de 14 m³ em 2020 para 16 m³ em 2021, representando um crescimento de aproximadamente 14%.

Pensando em conter esse aumento, a administradora vem trazendo soluções de economia para os moradores. As ações envolvem geração distribuída de energia, programas de economia, redução de vazamentos e alternativas sustentáveis que vem sendo estudadas pelo LelloLab, o laboratório de inovação da vida em comum criado pela Lello, como: análise de eficiência energética dos sistemas existentes, geração de energia auxiliar, energia distribuída e até cogeração de energia.

Um dos programas apresentados pela Lello é o "Água Perda Zero", que tem como principal objetivo fazer um "raio X" nas unidades e áreas comuns, a fim de identificar pontos de perda de água nos condomínios e evitar desperdícios com agilidade, podendo também auxiliar na implementação de fontes alternativas, como: captação de água de chuva e reúso de efluentes.

"A ideia do programa é ajudar os síndicos na gestão de água em seus condomínios, mostrando que é possível economizar na conta do mês, reduzir o consumo de água e gerir o seu uso de forma responsável e sustentável. Calculamos que, em média, os condomínios que adotaram o programa tiveram uma economia de 15%", diz Audrey Ponzoni, Diretor de Inteligência Comercial da Lello Condomínios.

Outro aumento de cerca de 12,5% registrado pela Lello foi nas despesas relacionadas a água nas unidades. Enquanto em 2020 a média de gastos por apartamento era de R? 95,53, neste ano, o número subiu para R? 107,47. "Acreditamos que a pandemia pode ter relação com esse aumento no consumo e gastos. As pessoas passaram mais tempo em suas casas, consequentemente consumindo mais água, e isso acaba se refletindo nestes dados", reflete Ponzoni.

Geração distribuída

Outro esforço da Lello para amenizar a crise é convencer condomínios e associações de moradores a aderirem à geração distribuída de energia elétrica. Para isso, é necessário estabelecer um consórcio entre os empreendimentos interessados, com foco na construção de usinas solares por empresas especializadas.

"É preciso diversificar a matriz energética, principalmente, com foco nos grandes consumidores, como fábricas, indústrias e condomínios. Acreditamos que uma forma racional e ambientalmente correta de se enfrentar essa crise é a busca por soluções de Geração Distribuída. Estamos atentos a este tema e temos estudado e avaliado sistemas, modelos, empresas e parcerias que podem apresentar alternativas viáveis para os condomínios", afirma Audrey.

A ideia é que as usinas solares sejam construídas reunindo clientes e consumidores na mesma área de concessão, seguindo a legislação vigente. A adesão a este modelo permite ao consumidor a chance de utilizar energia solar e fontes renováveis sem a necessidade de instalações ou manutenções de equipamentos. Basta o condomínio aderir ao consórcio para garantir a economia. Além disso, não agregará qualquer custo aos consumidores e apresenta potencial de redução de até 20% das faturas mensais de energia elétrica.

Sobre essa economia financeira, vale ressaltar que, em 2021, os gastos condominiais com água cresceram 10,5%. No ano de 2020, a média era de R? 4,984,53 e, em 2021, esse número saltou para R? R? 5.509,04. É importante ressaltar que, além de benefícios socioambientais, o uso consciente da água pode trazer vantagens econômicas para os condôminos, uma vez que a conta de água representa a 3ª maior despesa dos condomínios.

Segundo o diretor da Lello, o consórcio terá viabilidade quando somar pelo menos 200 condomínios inscritos. "Nossa estimativa é que seja viável a construção de uma usina solar em formato de consórcio a partir de 200 condomínios participantes, podendo estes ser ou não clientes da Lello, ou seja, outros condomínios interessados também poderão aderir".

Assessoria de imprensa da Lello Condomínios

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet