O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Crise hídrica em SP

Moradores encontram alternativas para economizar água

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Moradores do interior de São Paulo encontram alternativas para economizar água

Sem fornecimento e sem ter o que fazer, moradores estão inventando alternativas para manter um pouco de água em casa. A economia chegou a virar assunto nas reuniões de condomínio

No interior de São Paulo, a crise hídrica fez com que muitas pessoas pensassem em novas maneiras de economizar água. E são alternativas que vão continuar sendo usadas mesmo se a situação melhorar.

Nas casas de Itu, tambor para guardar água virou necessidade.

"A água chega num período muito curto. Ela dura, em média, duas, três horas. Então, para quem tem uma casa um pouco alta, que nem a minha, tem muita dificuldade, porque a água não sobe", explica o comerciante Elivandro Firmino Souza.

A falta de chuva afeta a vida de mais de dois milhões de moradores em todos o estado de São Paulo. Na capital, cinco dos sete reservatórios que abastecem a região metropolitana estão com menos da metade da capacidade.

O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de sete milhões de pessoas, está só com 28% — o menor índice em um ano. No interior, represas também estão secando. Dezenove cidades estão com rodízio no abastecimento de água.

Sem fornecimento e sem ter o que fazer, moradores estão inventando alternativas para manter um pouco de água em casa. Maria Cristina pegou até a bombinha do aquário para levar água para caixa, e usa o mínimo possível.

"Eu faço o essencial mesmo: louça, banheiro, a roupa e a comida", disse a dona de casa.

A Prefeitura de Itu está oferecendo uma consultoria de graça, que ensina as famílias como economizar água.

Caso a caso, vamos orientar nesses cursos qual seria a melhor solução para cada situação", explicou a secretária de Meio Ambiente de Itu, Verônica Sabatini.

Economia de água também virou assunto nas reuniões de um condomínio em Sorocaba. Os moradores se juntaram e gastaram R$ 20 mil em um sistema de reaproveitamento da água da chuva. E, no fim do mês, a conta vai ficar mais barata.

"Nós acreditamos que, com a desempenho que o sistema vai desenvolver, a gente tem a meta de buscar 20% de economia", diz o síndico César Barbosa.

Uma família também implantou um sistema de economia de água que vai ficar para sempre. Eles não desperdiçam nenhuma gota. A água da chuva que cai no telhado passa por uma tubulação até chegar numa caixa. A família não gastou muito dinheiro para fazer tudo isso. Foi com materiais que eles tinham em casa. Na última chuva, eles conseguiram guardar 500 litros de água.

"Eu procuro usar a água na sala, passar um pano na sala para tirar a poeira, na cozinha, no banheiro, nos quartos. O objetivo é que isso daí fique para sempre", afirma o porteiro Luiz Feitosa.

https://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet