O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Área interna de desabamento

Vídeo mostra como ficou por dentro prédio de Taguatinga

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
WhatsApp
LinkedIn

Vídeo mostra como ficou por dentro prédio que desabou em Taguatinga

Edifício foi inspecionado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) nesta quarta-feira (12/1)

Após o desabamento parcial de um prédio na última quinta-feira (6/1) em Taguatinga Sul, nesta quarta (12/1) o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a Defesa Civil do DF realizaram a primeira vistoria interna da edificação para análise.

Além disso, nas edificações geminadas e também atingidas, materiais que ainda oferecem risco de queda foram retirados para garantir aos usuários uma maior segurança para remover seus pertences.

Veja imagens de como está o prédio por dentro:

De acordo com as autoridades envolvidas na ação, foram observadas as seguintes condições:

– As portas e esquadrias apresentam sérias deformações e muitas estão emperradas, impossibilitando acesso; – Desplacamento e destacamento de revestimentos de pisos, paredes e tetos; – Rachaduras diversas, tanto em paredes comuns quanto em elementos estruturais; – Deformação exageradas e generalizadas; – Ruptura de pilares; – Rebaixamento de teto; – Abaulamento de piso, e – Empoçamento de água.

As patologias estruturais encontradas foram registradas em imagens e serão analisadas detalhadamente pela equipe da Defesa Civil e por técnicos convidados.

Diante das observações realizadas, foi constatado que a edificação não está segura, não sendo possível até o momento a retirada dos pertences dos moradores.

Causas

A 21ª Delegacia de Polícia (Pistão Sul) vai investigar as circunstâncias do desabamento do prédio localizado no Lote 20 da QSE 20, em Taguatinga Sul. Os investigadores também irão a apurar a responsabilização dos proprietários da edificação.

Segundo a Defesa Civil, o imóvel não tinha alvará de construção ou Habite-se, portanto, era irregular.

Desabamento

Cerca de 50 moradores foram retirados às pressas do prédio usado para moradia e comércio pouco antes da estrutura desabar. A evacuação foi feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), que foi chamado pelos próprios residentes.

O pedido de socorro foi motivado pelo aumento nas rachaduras do prédio. Durante a evacuação, os inquilinos conseguiram retirar apenas bens menores dos apartamentos.

Após a evacuação, os pilares do pilotis do edifício vieram abaixo “em bloco”. Segundo o CBMDF, três dos cinco pavimentos se mantêm íntegros, mas a situação “é crítica” e “pode acontecer qualquer outro desabamento nos próximos minutos ou horas”. Não há confirmação de vítimas.  

https://www.metropoles.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet