O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Assembleias

GO: Suspensão de assembleia

Administradores convocam reunião sem cumprir requisitos e são barrados

terça-feira, 15 de março de 2022
WhatsApp
LinkedIn

Juíza atende moradores e suspende assembleia convocada por administradores de condomínio de chácaras em Hidrolândia

A juíza da Vara Cível de Hidrolândia, Wilsianne Ferreira Novato, atendeu moradores e suspendeu, no início da tarde desta sexta-feira (11), a realização de Assembleia Geral Extraordinária pela Sociedade Administradora do Loteamento Condomínio Chácaras Miraflores (Samira), que estava marcada a manhã deste sábado (22).

Consta da decisão, que os membros da Samira, após terem sido notificados para apresentar os livros contábeis aos associados, convocaram uma assembleia de prestação de contas, sem cumprir os requisitos do Estatuto Social, antes de apresentar os referidos documentos.

O pedido de suspensão da assembleia foi protocolado pelo advogado Artur Camapum, sócio do Escritório Moura & Xavier Advogados Associados, que demonstrou que a realização da Assembleia de Prestação de Contas, antes da apresentação dos livros, impediria uma análise real da situação financeira da associação.

Dos documentos juntados, comprovou-se que a Diretoria recebeu o pedido de vista dos livros no dia 17 de fevereiro deste ano, mas agendou a apresentação para o dia 29 de março de 2022, descumprindo o prazo de 15 dias previsto no Estatuto.

“Além de descumprirem o Estatuto, no dia 04 de março passado, a Diretoria Samira convocou assembleia de prestação de contas a ser realizada no dia 12 de março de 2022, ou seja, antes da data prevista para apresentação dos livros, o que poderia prejudicar a decisão dos associados”, apontou o advogado.

Artur Camapum explica que é um direito dos associados ter acesso aos livros contábeis, para que seja feita uma análise minuciosa da contas e gastos dos administradores, em momento prévio à assembleia de prestação de contas, razão pela qual a realização de uma assembleia antes desta análise é totalmente temerária aos interesses dos associados.

A alegação foi aceita pela magistrada, que ponderou que “se não for adotada nenhuma providência, a requerida persistirá ignorando o ordenamento jurídico podendo trazer prejuízos irreversíveis a parte autora. Entendo que não há o perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão, caso a ação seja julgada improcedente ao final, pela possibilidade da convocação da referida Assembleia Geral Extraordinária ser realizada posteriormente, após serem preenchidos os requisitos legais”.  

Processo: 5127217-27.2022.8.09.0071

  • [WEBSÉRIE SÍNDICONET] Pacificando Condomínios: a solução para os conflitos de convivência mais comuns. Assista e compartilhe no seu prédio!

https://www.rotajuridica.com.br

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet