O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Qualidade do ar interno

Cartilha contribui para a saúde das pessoas. Baixe já!

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

CARTILHA QUALIDADE DO AR INTERNO, QUE CONTRIBUI PARA A SAÚDE DAS PESSOAS, É LANÇADA PARA A SOCIEDADE

Com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas, a ABRAVA e o PNQAI lançam cartilha que aborda de forma clara e objetiva, aspectos relacionados à saúde e os impactos na vida das pessoas ao se respirar um ar livre de impureza. Como forma de auxiliar a população na avaliação do ar interno, fazer uso das boas práticas e contribuir na melhoria da qualidade do ar respirado em ambientes fechados, a cartilha apresenta uma linguagem simples e lúdica. Disponível , para  download!

Levando em conta que uma pessoa adulta respira cerca de 10 mil litros de ar por dia, e permanece em ambientes fechados cerca de 90% deste tempo, os adventos dos últimos tempos como o SARS-CoV-2, Ômicron , Influenza A (H1N1 e H3N2) ou até uma simples gripe, chamaram à atenção da sociedade para a importância ao se respirar um ar livre de impureza, fator que pode diminuir o contágio e avanço de doenças ocasionadas por vias aéreas e respiratórias.

Com pequenas intervenções em um ambiente é possível conseguir a melhora da qualidade do ar, como por exemplo, a diluição de um ar contaminado através da renovação e circulação do ar no ambiente. Ações estas que podem garantir índices satisfatórios dos parâmetros de qualidade do ar interno, que afetam desde o bem-estar, produtividade até o absenteísmo das atividades no dia a dia.  

Para o Eng° Leonardo Cozac, diretor da ABRAVA, past presidente do Qualindoor e presidente do PNQAI: “Percebemos que a sociedade em geral está mais atenta aos cuidados com o consumo de alimentos mais saudáveis, com a água de consome, bem como a prática de exercícios para uma boa qualidade de vida, porém, não está atente ao elemento mais importante e imprescindível que é o ar que respira. A qualidade de vida com saúde depende de muitos aspectos. Respirar ar puro, com qualidade e sem impurezas, é primordial! Pesquisas relacionadas aos efeitos da poluição na saúde mostram a associação entre a exposição ao material particulado fino, encontrado no ar, com mortes prematuras, doenças crônicas e problemas respiratórios. O perigo causado pela inalação de partículas depende não só da forma e tamanho delas como também da composição química e do lugar no qual elas foram depositadas no sistema respiratório”.

A Cartilha

De iniciativa da Regional ABRAVA Minas Gerais, e participação do Qualindoor e PNQAI, a Cartilha de QAI foi lançada no final de 2021. Desenvolvida com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas a respeito da qualidade do ar respirado em ambientes internos, a cartilha foi estruturada com linguagem simples e com figuras lúdicas que têm por objetivo facilitar o entendimento das informações disponíveis.  

Para o eng° Carlos Braga, diretor da Regional ABRAVA MG e idealizador da cartilha, o presente e o futuro de ambientes internos com qualidade estão cada vez mais relacionados à qualidade do ar interior. A qualidade do ambiente interior e qualidade do ar interior são dois conceitos complementares que influenciam cada vez mais as características de projetos de ambientes, na arquitetura, na definição dos sistemas e equipamentos, na integração de soluções, no uso de energia.  Vale lembrar que a mudança não deve ser apenas dos profissionais dos setores representados, é necessária uma mudança cultural da sociedade, respirar um ar com a qualidade adequada nos ambientes internos é direito de todos, regido por normas e leis vigentes! Trabalhamos para que todos tenham uma qualidade do ar interno adequada nos ambientes!

Propositalmente, a cartilha foi dividida em dois momentos, a primeira parte da cartilha é destinada ao público leigo, pessoas que trabalham ou circulam nos mais variados tipos de ambientes comercial, como escritórios, escolas, restaurantes, hotéis, supermercados, entre tantos outros.

As informações disponíveis na cartilha apresentam algumas sugestões de ações para que qualquer pessoa possa fazer uma breve análise da qualidade do ar interno do ambiente, se manter atento à alguns detalhes nos locais que frequentam, observar se o ambiente conta com equipamentos de climatização, se estão com a higiene visual adequada, se no local existem meios para renovação e purificação do ar são observações que todos podem fazer. Neste contexto, qualquer inconformidade deve ser reportada ao gestor do local, para que as devidas providências sejam tomadas em garantia à segurança e saúde das pessoas que circulam pelo ambiente. A mensagem central transmitida é: “Cuide do AR que você respira!”

A segunda parte foi elaborada direcionada aos mantenedores, gestores de ambientes, facility management e profissionais que atuam nos setores representados pela ABRAVA. No conteúdo deste capítulo é possível conferir indicações de normas, como as Normas Regulamentadoras que entraram em vigor em janeiro de 2022 em garantia da saúde de todos, legislações como a 13.589/18 que obrigada todos ambientes a seguirem o PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle), boas práticas da engenharia, entre outros pontos a serem observados e seguidos, como ter um projeto adequado e contratação de mão de obra qualificada para cada uma das etapas como a instalação e manutenção.

A cartilha conta em sua abertura com considerações do Eng° Lúcio Fernando Borges, presidente do CREA-MG, e com um capítulo dedicado à alguns depoimentos de renomados profissionais que  atuam direta ou indiretamente em questões relacionadas à Qualidade do Ar Interno como: Dr. Gonçalo Vecina – consultor médico do PNQAI , fundador da ANVISA e Prof. Da FSP/USP; Dr. Paulo Saldiva – consultor médico PNQAI, Prof. Titular da FMUSP; Eng° Oswaldo Bueno  – coordenador técnico da ABRAVA e do CB 055 da ABNT; Prof. Dr Antonio Luis Mariani – Consultor técnico do PNQAI, Prof. da Politécnica da USP e coordenador do LEQAI; Dra. Nelzair Araujo Vianna – presidente da ASFIVISA; e André Castilho – biólogo e autoridade Sanitária da COVISA.

Para download da cartilha acesse aqui.

  • [WEBSÉRIE SÍNDICONET] Pacificando Condomínios: a solução para os conflitos de convivência mais comuns. Assista e compartilhe no seu prédio!

https://abrava.com.br

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet