Reféns em apartamento em SP

Moradora é sequestrada e bandidos obrigam transferência em bitcoin

sexta-feira, 24 de março de 2023

Criminosos invadem apartamento e obrigam refém a transferir Bitcoin para Binance

Corretora ajudou investidor a bloquear endereço suspeito e ação na justiça de São Paulo foi protocolada

Um caso recente apurado pela justiça no Brasil indica que criminosos invadiram um apartamento e fizeram um homem e sua esposa como reféns, obrigando-o a transferir seu investimento em Bitcoin para duas corretoras, sendo uma a Binance. A corretora ajudou o investidor a bloquear a carteira com os fundos roubados.

A maior parte do valor, mais de 13 bitcoins, foi enviado para a Binance, sendo o restante enviado para outra corretora que atua no Brasil, com um prejuízo total estimado em 15 bitcoins, avaliados em R$ 2 milhões na ocasião.

O caso ocorreu no Estado de São Paulo em maio de 2022, e o investidor lesado correu para recuperar seus investimentos com ajuda de uma empresa de investigação que rastreou os valores até a carteira das corretoras.

Esposa foi sequestrada com amigas em mercado

Tudo ocorreu em um domingo, quando o investidor estava dormindo em casa. Sua esposa havia ido ao supermercado com duas amigas a bordo de um Toyota, mas foram abordadas por três criminosos em um veículo Chevrolet Ônix.

Durante a abordagem, a esposa foi separada das amigas e levada para um cativeiro em um local desconhecido. As amigas foram colocadas no veículo do casal e com criminosos a bordo do veículo chegaram ao apartamento da vítima.

Como o carro já era conhecido pelo porteiro, o acesso foi liberado e os criminosos subiram com as amigas reféns até o apartamento do investidor de bitcoin. Ao chegar ao local, ele acordou com armas em sua cabeça e seguidas ameaças de morte.

O que o pegou de surpresa foi que, logo no início da abordagem, os criminosos já sabiam que ele tinha uma hardware wallet Trezor, modelo T, com saldo em bitcoin. Eles colocaram sua esposa no telefone para falar que estava em cativeiro e mais ameaças foram feitas caso ele não enviasse os valores em moeda digital.

Criminosos fizeram refém transferir bitcoin para carteiras em sua posse, moedas foram parar na Binance

A vítima transferiu os valores aos criminosos que acabaram indo embora. O investidor teve ferimentos leves porque teve sua mão amarrada pelos criminosos.

Passado o susto da ação, ele entrou em contato com uma empresa que rastreia criptomoedas no Brasil, e com ajuda de uma advogado especializado em criptomoedas, eles conseguiram descobrir o paradeiro da maior parte do valor roubado.

Em conversa com o chat da Binance, a corretora conseguiu bloquear o endereço suspeito por sete dias e pediu que a vítima procurasse autoridades policiais para manter o bloqueio por mais 30 dias.

Assim, o investidor roubado entrou com ação para que a justiça mantenha o bloqueio por mais tempo, até que a ação seja julgada, o que foi acatada em tutela de urgência.

O caso é estranho para o investidor, visto que os criminosos já o abordaram cientes de que ele era um investidor de Bitcoin e que tinha em sua posse uma carteira. O caso segue na justiça paulista.

Nos últimos anos, vários casos de sequestros solicitaram resgate com pagamento em Bitcoin. Em setembro de 2020, a polícia civil do Ceará conseguiu impedir o crime com ação efetiva e prender o autor, que confessou tudo.