Economia d'água

Economia de água nas áreas comuns

Instrua os porteiros, faxineiros e zeladores sobre como economizar água

Faxina

  • Substituir o esguicho pela vassoura, na limpeza de pisos na área externa. O resultado é o mesmo. Para áreas internas, como hall e salão de festas, um pano umedecido em um balde com água e produto de limpeza é a melhor solução.
  • Limpe o chão da garagem apenas quando necessário, e sempre com um pano molhado no balde, nunca com a mangueira ou equipamentos de água pressurizada.

Jardim

  • Regar no começo da manhã ou no final da tarde, momentos em que ocorre menor evaporação de água - portanto, evitando-se o desperdício. No inverno, regar em dias alternados e de preferência nos primeiros horários da manhã. Evitar a rega à noite, pois poderá provocar proliferação de fungos nas raízes.
  • Para efetuar a rega, o ideal é que a água utilizada seja de reúso, e que a mesma seja feita com um regador, e não com a mangueira.

Piscina

  • Sem cobertura de proteção, exposta ao sol e à ação do vento, ela perde aproximadamente 3.785 litros/mês por evaporação - o suficiente para suprir as necessidades de água potável de uma família de 4 pessoas, para beber, por cerca de um ano e meio. Providencie uma cobertura para a piscina: isto reduzirá a perda em 90%.
  • Fazer a retrolavagem mensal após a chuva (retirando a cobertura de proteção). A água eliminada pela retrolavagem é equilibrada pelo acréscimo das chuvas.
  • Ao fazer a limpeza rotineira, não selecione "retrolavagem", mas "filtrar", para evitar desperdícios.

Hidrômetro

  • Checar  diariamente  o consumo de água do condomínio: definir o consumo médio por dia e procurar vazamentos  logo que houver uma alteração significativa. Clique aqui para aprender a ler o hidrômetro.

Durante falta d'água

  • Fechar o registro de entrada, para evitar que o ar que fica nos encanamentos seja marcado pelo hidrômetro como água consumida.

Inspeção predial

  • Qualquer sinal de infiltração, o zelador e o síndico devem ser notificados no mesmo dia. O problema pode ser oriundo de um vazamento e o quanto antes for feito o reparo, menor o desperdício
  • Saiba mais sobre Inspeção Predial

Fontes consultadas: Hubert Gebara, vice-presidente de condomínios do Secovi-SP e colunista do SíndicoNet, Alexandre Furlan, diretor do Instituto Muda, Vania Dal Maso, gerente de condomínios da administradora Itambé

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...