O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Economia de energia

Tipos de lâmpadas usadas em condomínios

Quais são as mais econômicas e onde usar

19/11/10 12:12 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn
Lâmpadas de diferentes tipos enfileiradas em uma mesa
  1. Lâmpadas de LED: São as mais econômicas e resistentes. Para 1200 lm (lúmen), basta uma lâmpada LED de 12w, que é equivalente a uma lâmpada fluorescente de 20w. Ou seja, uma lâmpada de LED gasta menos energia para emitir a mesma quantidade de luz. Eram os modelos mais caros, mas atualmente, já estão com preços acessíveis.
  2. Fluorescentes: Utilizadas comumente em empresas, exigem uma instalação especial com reatores. Com vida útil de cerca de 7.500h, sua eficiência luminosa é cinco vezes maior que a das incandescentes: superam os 70 lúmen / watt. Têm uma cor fria, com reprodução de cores que deixa a desejar.
  3. Incandescentes: Fabricação foi proibida pela Portaria Interministerial 1.007 de 2010.Têm uma eficiência luminosa muito baixa, da ordem de 12 lm/W. Seu custo é baixo, mas sua vida útil também, cerca de 1.000h. Em ambientes amplos, frequëntados por muitas pessoas, seu uso deve ser pensado com cuidado, pois além de desperdiçar energia na iluminação, podem estar colaborando para elevar a carga térmica, acarretando mais gastos ainda com ar condicionado.
  4. Fluorescentes compactas: São lâmpadas fluorescentes com o tubo em "U", simples, duplo ou triplo (estes últimos de maior potência) ou ainda na forma circular, com o reator já incorporado à rosca, com o mesmo formato da rosca das incandescentes comuns. Dura cerca de dez vezes mais que as incandescentes (10.000 h) e, para produzir o mesmo fluxo luminoso, consome somente 20% da incandescente. Devem ser preferidas lâmpadas com reatores eletrônicos.
  5. Mistas: combina uma incandescente e um tubo de descarga com alta pressão. Funciona em tensão de 220 V, sem reator. Emite cerca de 25 lumen/W. Possui vida útil de cerca de 6.000h. É uma alternativa para a substituição de incandescentes de alta potência.
  6. Halógenas: com 25% a 40% de redução no consumo em relação às incandescentes, também permitem uma perfeita reprodução de cores. São compactas e portanto adequadas à montagem de vitrines e à decoração em geral. Sua vida útil é de 2.000h. Admitem o dimmer e exigem base especial.
  7. Dicróicas: são um aperfeiçoamento das lâmpadas halógenas por terem um refletor capaz de concentrar o facho luminoso e ao mesmo tempo mandar para trás parte do calor emitido. Têm vida útil de cerca de 3.000h. Embora o vidro na face anterior seja opcional nos produtos oferecidos no mercado, ele é altamente recomendado no caso de a lâmpada ser colocada em locais de permanência de pessoas, caso contrário pode causar queimaduras semelhantes às queimaduras solares além de desbotar superfícies, como papéis, carpetes e tecidos. Possuem bocal específico. Podem ser adaptadas a um dimmer.

Que tipo de lâmpada é mais econômico?

As fluorescentes, vendidas no mercado nos formatos tubular, circular e compacta.

O tipo mais eficiente depende do ambiente que se deseja iluminar. "Para lugares que precisam de mais luz, como cozinha,garagens e área de serviço, as tubulares são mais adequadas. Já as compactas, também encontradas em tom amarelo, são indicadas para quartos e salas", afirma o engenheiro eletricista Marco Antonio Saidel, da Universidade de São Paulo (USP).

Um estudo realizado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) revelou que as lâmpadas fluorescentes chegam a ser 79% mais econômicas e produzem 70% menos calor que as incandescentes.

Problemas e soluções

LÂMPADAS INCANDESCENTES

INCONVENIENTES POSSÍVEIS CAUSAS RECOMENDAÇÕES
Sensível diminuição do fluxo luminoso ou bulbo enegrecido Funcionamento superior ao tempo médio de duração Substitua a lâmpada
Curta duração e quebra do filamento Funcionamento com temperaturas excessivamente elevadas Verifique as condições de ventilação do aparelho de iluminação
Exposição da lâmpada a vibrações e batidas Monte o lustre sobre suportes anti-vibratórios
Luz muito intensa e curta duração A voltagem da lâmpada é superior a voltagem da instalação elétrica Substitua a lâmpada por uma de voltagem compatível com a instalação elétrica
Luz fraca e avermelhada A voltagem da lâmpada é inferior a voltagem da instalação elétrica Substitua a lâmpada por uma de voltagem compatível com a instalação elétrica

LÂMPADAS FLUORESCENTES

INCONVENENTES POSSÍVEIS CAUSAS RECOMENDAÇÕES
Lâmpada que tremula ascendendo ou apagando Falha normal do fim da vida da lâmpada Troque a lâmpada
Se a lâmpada é nova È provável que o fenômeno desapareça
Se a lâmpada é relativamente nova pode ser que o starter esteja defeituoso Troque o starter
Diminuição do fluxo luminoso Uso prolongado superior a duração média da lâmpada Troque a lâmpada antes do seu esgotamento
A lâmpada não acende Eletrodos queimados ou interrompidos Troque a lâmpada
Starter falho Troque-o
Ligações incorretas Assegure-se que a lâmpada está devidamente nos contatos
Enegrecimento nas extremidades da lâmpada Uso prolongado superior a duração média da lâmpada Troque a lâmpada
Reator e starter com defeito Providencie as trocas necessárias
As extremidades da lâmpada ficam acesas Reator defeituoso ou o starter pode estar em curto-circuito Providencie as trocas necessárias
Dificuldade para acender a lâmpada Baixa voltagem da instalação elétrica, ou baixa qualidade do reator Verifique se a voltagem do reator está dentro da faixa de operação
Temperatura ambiente muito baixa Recorra a aparelhos de proteção térmica

LÂMPADAS A VAPOR DE MERCÚRIO

INCONVENENTES POSSÍVEIS CAUSAS RECOMENDAÇÕES
Luz escassa Uso prolongado superior a duração média da lâmpada Substitua a lâmpada
Camadas de poeira e sujeira na lâmpada Efetuar limpezas periódicas nas lâmpadas e luminárias
Baixa voltagem Verificar se a fiação não está sobrecarregada ou, talvez, o reator esteja defeituoso ou insuficiente
Ruptura do bulbo Posição irregular de funcionamento Observar as instruções do fabricante
Contato do bulbo com paredes frias devido à montagem incorreta da lâmpada Providencie a montagem correta
Choques e vibrações mecânicas Guarnecer o aparelho de iluminação com suportes anti-vibratórios

LÂMPADAS A VAPOR DE SÓDIO ALTA PRESSÃO

INCONVENENTES POSSÍVEIS CAUSAS RECOMENDAÇÕES
Luz escassa ou lâmpada enegrecida Uso prolongado superior a duração média da lâmpada Substitua a lâmpada
Camadas de poeira e sujeira na lâmpada Efetuar limpezas periódicas nas lâmpadas e luminárias
Baixa voltagem Verificar se a fiação não está sobrecarregada ou, talvez, o reator esteja defeituoso ou insuficiente
Ruptura do Bulbo Choques e vibrações mecânicas Guarnecer o aparelho de iluminação com suportes anti-vibratórios

 

Conteúdo SíndicoNet; Portal Copel Conforto | Portal Planeta Sustentável / Revista Vida Simples

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet