O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Gás - instalações

Quais são as leis e normas de gás encanado para condomínios?

Regras variam conforme o município, proibindo botijões de gás em apartamentos e criando regras para implementação do gás encanado. Conheça as principais!

WhatsApp
LinkedIn
Botijão de gás em apartamento é proibido por decreto
Normas devem ser seguidas à risca para que não ocorram acidentes no condomínio
Reprodução/ iStock

Quando o tema em questão é gás encanado em condomínios, não há margem para erros, afinal qualquer irregularidade pode colocar toda a comunidade em risco. Logo, o síndico deve conhecer as normas e as leis que envolvem a instalação e manutenção desse sistema.

"Existe um ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar e isso é verdade, principalmente no quesito da manutenção predial. A regularização das instalações de gás pode ser complexa, mas é fundamental para garantir a segurança dos moradores e o cumprimento das regulamentações vigentes", destaca o engenheiro manutencista e professor do SíndicoNet Experts, Felipe Lima.

Regulamentação e normas sobre o gás encanado

Para evitar incidentes, é crucial seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por meio da norma NBR 15.526/2007 (versão corrigida: 2016), foram estabelecidos requisitos mínimos para o projeto e execução de redes de distribuição interna para gases em condomínios, residências ou comércios, abastecidos por canalização ou por uma central de gás.

Além disso, é importante destacar que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, também tem competência para regulamentar o setor. Portanto, as instalações de gás encanado devem estar em conformidade com as regulamentações estabelecidas por essas autoridades.

Quando um condomínio decide instalar um sistema de gás encanado pela primeira vez, a concessionária responsável realiza uma vistoria e um teste minucioso da instalação. Após essa etapa, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é emitido, sendo válido por até 5 anos, desde que a vistoria técnica ateste o perfeito funcionamento do sistema.

Legislação específica por município

É importante lembrar que, além das normas nacionais, alguns municípios possuem legislações específicas relacionadas ao gás encanado. Nessas localidades, em caso de acidentes, o prédio dificilmente consegue ter ressarcido o prejuízo causado por botijão no interior da unidade.

Por isso, é recomendado consultar as autoridades locais e especialistas em gás encanado para garantir que seu condomínio esteja em conformidade com todas as normas estabelecidas.

Confira as principais abaixo:

São Paulo

Revogado em 2017 para dar lugar ao Código de Obras e Edificações do Município de São Paulo, o Decreto nº 24.714/1987 impedia a entrada de gás em botijões ou cilindros em condomínios ou edificações que possuíssem instalação interna de gás canalizado. 

Conforme item incluso no Anexo I da nova legislação, regulamentada pelo Decreto nº 57.776/17, a regra em vigor é a seguinte:

"3.9 Toda edificação deve dispor de instalação permanente para gás combustível e, quando utilizado, o recipiente de gás deve ser armazenado fora da edificação, em ambiente exclusivo e dotado de abertura para ventilação permanente." (grifo SíndicoNet)

Rio de Janeiro

Já na capital carioca, a questão é regulamentada desde 1976. Com a atualização da norma anterior (Decreto nº 897), atualmente o que vale é o Decreto nº 42, de 17 de dezembro de 2018, que regulamenta o Código de Segurança contra Incêndio e Pânico (Coscip):

"Art. 21 - O suprimento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para as edificações e áreas de risco somente poderá ser realizado instalando o botijão ou cilindro no pavimento térreo e fora da projeção da edificação.

Parágrafo Único - No caso de impossibilidade técnica de instalação de central de GLP fora da projeção da edificação, poderá ser permitida a instalação em nicho, conforme os requisitos estabelecidos em Nota Técnica do CBMERJ." (grifo SíndicoNet)


Serviço:

Fontes consultadas: Catálogo de Legislação Municipal de São Paulo; Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro; Felipe Lima (engenheiro manutencista); Laura Mitterer (engenheira fundadora da Éleme).

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet