O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jardins

Plantas recomendadas ou a evitar no jardim de condomínio

A escolha das plantas para o jardim do condomínio não é tão simples como parece. Detalhamos sobre as espécies de plantas mais adequadas para ter no seu jardim

WhatsApp
LinkedIn
A escolha das plantas para o jardim do condomínio não é tão simples como parece. Detalhamos sobre as espécies de plantas mais adequadas para ter no seu jardim

Investir num jardim de condomínio tem inúmeros benefícios, mas também exige responsabilidade dos profissionais envolvidos nos cuidados com o espaço, especialmente no que diz respeito à escolha das plantas.

Há uma enorme variedade de espécies que podem enfeitar áreas internas ou externas e, somente conhecendo a fundo as necessidades de cada uma, é possível determinar as melhores opções para um empreendimento. 

Assim, problemas como o envenenamento por plantas tóxicas e criadouros de dengue podem ser evitados. Pensando nisso, reunimos algumas dicas úteis, que podem ser conferidas abaixo.

Quais são as melhores plantas para o jardim de condomínio?

As plantas indicadas para jardim de condomínio geralmente são espécies de pequeno a médio porte, que não oferecem riscos à edificação nem às pessoas. 

No piso de lajes, sempre que possível, são usadas forrações que, além do colorido, dão mais segurança ao local. 

Espécies de fácil manutenção também são mais recomendáveis. Dê preferência às que não possuem raízes agressivas ou floríferas, bem como às mais resistentes a pragas e doenças

Por fim, lembre-se que as plantas devem causar um efeito visual agradável

Determinadas espécies podem representar um risco à segurança

Para vasos e espaços internos é recomendável espécies que não necessitam de muita luz, como a Ráfhis, por exemplo. São recomendáveis, ainda, espécies que resistam à falta de luz solar direta, como a Spatiphilum, a Dracena circulosa, a Philodendros, etc. 

Com relação às espécies que devem ser evitadas, ressalta-se a Fícus, palmeiras diversas e árvores de grande porte em geral. Por precisarem de raízes grandes e agressivas para se manterem vivas, elas são prejudiciais à estrutura do subsolo, uma vez que rompem sua impermeabilização.

Também é preciso ter cuidado com as plantas tóxicas, como a Comigo Ninguém Pode, lesivas para as crianças e animais

Cultivar bromélias e outras espécies que acumulam água em seu interior pode ser perigoso, pois elas podem se transformar em criadouros de mosquitos, como o transmissor da dengue. 

Recomenda-se preventivamente a aplicação de uma solução com um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. Depois é só pulverizar nos locais das plantas onde pode ocorrer acúmulo de água. 

Já as plantas que devem ser evitadas em espaços internos são aquelas que exalam odor muito forte.

Por que recorrer ao auxílio de empresas especializadas?

Contratar especialistas em projetos de jardinagem é a melhor forma de evitar problemas no seu condomínio. Abaixo, você confere uma lista dos serviços disponíveis no CoteiBem, a plataforma de cotações do SíndicoNet.

Conteúdo SíndicoNet

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet