O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Acidentes

Acidente com elevador

Vítima acionou o condomínio na Justiça pedindo indenização, alegando falta de manutenção no elevador

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
WhatsApp
LinkedIn

Justiça foi acionada por uma empregada doméstica que trabalhava em um condomínio após a filha de seis anos sofrer um acidente no elevador do prédio. A criança, que tinha vários amigos no condomínio e costumava visitá-los enquanto a mãe trabalhava, caiu no fosso do elevador. Ou seja, ela chamou o elevador, a porta se abriu; a criança não se atentou ao fato de o elevador não estar parado no andar e entrou, caindo no fosso. Ela teve fratura no fêmur e ficou com cicatrizes permanentes. A mãe, como responsável, acionou o condomínio na Justiça pedindo indenização, alegando falta de manutenção.

O juiz, entretanto, julgou o pedido improcedente. O condomínio efetuava a manutenção dos elevadores todos os meses e tinha os comprovantes. Entraram também no processo a seguradora e a fabricante de elevador. A culpa poderia ser repassada a este último, mas, após perícia, não conseguiu provar que houve falha técnica. O fabricante ainda explicou que a porta pode ser aberta através de um orifício na parte superior e que, uma vez feito isso, em qualquer andar, poderia ter gerado o problema. 

Veja um trecho da decisão:

“Logo, a responsabilidade da ré é subjetiva, devendo se verificar no caso dos autos se agiu com culpa no acidente que vitimou a autora. Na verdade, não se apurou com certeza a causa do acidente, sendo certo que houve o indevido destravamento da porta do elevador, permitindo que a menor caísse no fosso do elevador. Como bem salientado pelo ilustre Promotor de Justiça que arquivou o inquérito criminal, só há conjeturas, não sendo possível estabelecer o que causou tal destravamento, se falha no sistema de trava eletrônica ou se alguém manualmente usou o dispositivo que efetuasse o destravamento. Ora, na primeira hipótese, teríamos uma falha no sistema do elevador, que poderia até mesmo ser imputada a empresa fabricante do produto, sendo que esta sim teria responsabilidade objetiva sobre o ocorrido, ao menos em tese. Todavia, a fabricante não integra o pólo passivo da demanda, por opção da autora, que preferiu demandar em face do condomínio. Na segunda hipótese, ainda que demonstrada sua ocorrência (o que não ocorreu), seria muito difícil estabelecer a culpa do condomínio. Ora, quem poderia ter feito o destravamento? Poderia ser o último técnico que fez a manutenção do elevador, ou poderia ser qualquer pessoa. Porém, seria razoável exigir que a ré mantivesse um vigia em todas as portas de elevadores para evitar tal conduta? Ora, como se sabe, isso não é exigido de condomínio algum, e a falta de tal vigia não significa que a abertura se deu porque não havia ninguém vigiando. Mesmo porque, qual seria a razão para alguém proceder intencionalmente tal destravamento?Dessa forma, entendo que não é possível reconhecer a culpa in vtgilando, ressaltando que essa especificamente também não foi mencionada na inicial.”

Tribunal de Justiça de São Paulo. Seção de Direito Privado da Comarca de São José do Rio Preto. Relator Dimas Carneiro. Apelação Cível com revisão nº 403.620-4/2-00. Data: 08/2007.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet