O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Assaltos em SP

Há dois arrastões a condomínios por mês na capital paulista

segunda-feira, 30 de setembro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 A cada 15 dias, um arrastão a condomínios em São Paulo

Especialista em segurança dá dicas de como estruturar um plano de ajuda mútua entre condomínios
 
O número de invasões a condomínios na Grande São Paulo está em alta. Somente em 2010 foram registrados 24 casos deste tipo, ou seja, um arrastão a cada 15 dias. 
 
Quase sempre as ações são orquestradas por quadrilhas organizadas, que se superam tanto em criatividade quanto na audácia para atacar. “Isto acontece porque as quadrilhas estão cada vez mais especializadas”, garante Luciano Caruso, gerente de operações e marketing da Graber.  
 
Em meio a onda de ataques, conseguir garantir a segurança de seus moradores torna-se um verdadeiro desafio para os condomínios. De acordo com Luciano Caruso, o bandido explora sempre o ponto fraco destes locais, a fim de conhecer suas áreas mais vulneráveis.
 
“Eles estão sempre procurando por um muro baixo, pois ali a portaria não tem visão ou falta iluminação. Muitas vezes as câmeras estão queimadas ou então, a cerca elétrica, desligada”, explica. 
 
Outra causa aparente para o aumento dessas é que bancos e instituições financeiras deixaram de ser os principais alvos dos bandidos, havendo uma migração das ações para condomínios, shoppings centers e restaurantes. Isto não significa, porém, que haja falta de investimento em segurança. De acordo com o Sesvesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo), a estimativa de faturamento em 2010 foi de R$ 15,5 bilhões no setor. 
 
As câmeras mais modernas ligadas às centrais de monitoramento 24h, rondas de vigilantes em contato direto com as centrais, acompanhamento de imagens do prédio pela internet e até mesmo pelo celular são alguns dos serviços procurados pelos grandes condomínios de São Paulo para conter a ação dos bandidos. 
 
Confira dicas dos consultores especializados em segurança patrimonial da Graber para ajudar a estruturar um Plano de Ajuda Mútua (PAM) entre condomínios e conter a onda de roubos a estes locais: 
 
- Ter um plano integrado de segurança
- Fornecer treinamento de vigilantes
- Instalar equipamentos de segurança no perímetro do local
- Ter apoio e conscientização dos moradores
-       Manter em sigilo as informações sobre os pontos de segurança do condomínio
- Não depender somente de recursos externos
- Fazer reuniões periódicas com os condomínios vizinhos
- Melhorar a iluminação das vias públicas, com recursos do condomínio
- Compartilhar equipamentos de segurança
 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet