O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Manutenção da fachada

Apesar de cara, limpeza é necessária e evita futuros problemas

terça-feira, 19 de junho de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 Limpeza de fachada de prédio causa polêmica entre moradores em SP

Lei municipal prevê multa para edifícios mal conservados.
 

 

Prédios que têm a fachada suja ou mal conservada podem ser multados em São Paulo. Uma lei municipal de 1988 diz que as fachadas dos condomínios deverão ser lavadas ou pintadas a cada cinco anos no mínimo. Entretanto, basta dar uma olhada nas ruas da cidade para ver que a lei não pegou. Isso é motivo de muita discussão também nos condomínios. Tem morador que acha que precisa dar um retoque na pintura. Outros não querem saber de reforma nenhuma.
 
Um edifício que fica na Lapa, Zona Oeste, foi construído no começo dos anos 60 - época em que era chique revestir a fachada com pastilhas. Cinquenta anos se passaram e o bonito ficou decadente. "Devido aos grandes valores para orçamento, a fachada nunca teve reforma”, diz o subsíndico do prédio Leopoldo Maccheroni.
 
Ele tentou aprovar na assembleia do condomínio o orçamento para a reforma da fachada.Nada feito.
 
"Eu achei que o valor estava muito alto e eu não tinha condições para pagar", comenta o aposentado Antônio Mazzetto.
 
O subsíndico não desistiu. Correu atrás do dinheiro e encontrou a solução sem mexer no bolso de ninguém: alugou o espaço no alto do prédio para empresas de telefonia instalarem antenas. São R$ 4 mil que entram na conta e vão servir para pagar as prestações.
 
"Está em andamento, há quase 30 dias, com previsão de mais quatro meses. Mas tenho certeza que o condomínio terá uma outra fachada, uma outra representação, e uma outra vista para a região", completa o subsíndico.
 
Damaris de Oliveira, dona de casa, sempre foi a favor da reforma. Ela adora ver a casa bem arrumada, e agora só espera que a obra termine logo. “Vai dar vida nova, vai parecer um prédio de verdade, um prédio que tem moradores que gostam de tudo bonito.”
 
"São Paulo precisa muito de restauração de fachadas. Os prédios muitas vezes ficam muitos anos sem fazer nada. Isso gera infiltrações, depreciação do patrimônio e um trabalho bem feito valoriza um imóvel entre 10% e 30%”, explica Paulo Ramalho, diretor de uma empresa de reforma de fachadas.
 
É com isso que os moradores de Santo Amaro, na Zona Sul da capital, estão preocupados. A última pintura na fachada foi há sete anos. A economia saiu caro e tem muita gente no prejuízo. Em uma das paredes, basta passar a mão que a tinta sai aos pedaços. A massa envelhecida passa toda a umidade para os apartamentos. "Foi chovendo, a umidade foi aumentando e agora para janeiro e fevereiro, com a chuva de verão, aí começou a estufar, estufar”, diz a comerciante Silvana Cardoso. Ela precisa lavar a roupa guardada todo mês.
 
O síndico, Isaías Leite, conta que, na gestão passada, o outro síndico não havia conseguido a aprovação do projeto de pintura. Agora tem uma assembleia marcada e o administrador quer começar a pintar logo. “O condomínio vai ser valorizado, o condomínio vai ficar bonito. Os problemas que nós temos que são fissuras, rachaduras e infiltrações - e muitos moradores estão com problemas sérios - serão sanados.”
 
 

Fonte: http://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet