O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Gabriel Karpat

Condomínio-clube: uma tendência que exige cuidados

Condomínios-clube se tornaram uma nova tendência de moradia

21/09/11 10:09 - Atualizado há 12 anos
WhatsApp
LinkedIn

Por Gabriel Karpat* 

Já não restam dúvidas que os condomínios-clube se tornaram uma nova tendência de moradia. Uma nova moda que tomou conta do mercado, talvez pela viabilidade econômica ou pelo apelo publicitário. O fato é que a cada dia mais nos deparamos com novos lançamentos em todas as regiões do país. Muitas vezes as mesmas incorporadoras e construtoras repetem o sucesso de vendas em diferentes regiões.

Do ponto de vista da moradia, a gama de opções de lazer é muito convidativa. Quanto mais itens de lazer, maior o apelo. Não é raro encontrarmos folhetos publicitários que destacam mais esses benefícios do que os detalhes do próprio apartamento.

O comprador espera qualidade de vida, atividades e especialmente segurança. Muitas vezes não vai conseguir isso no primeiro momento. Principalmente porque existem alguns empreendimentos que deixam uma lacuna em implantação inicial. Em determinados casos faltam estrutura adequada, convenção específica para um grande empreendimento e normas de segurança dos moradores, visitantes e serviçais.

A organização desses condomínios em muito difere dos tradicionais. Não apenas pela sua enorme dimensão, mas pela gama de itens que envolvem a sua correta implantação e consequente administração. Vale destacar que existem licenças específicas, normas municipais e legislação aplicada a algumas áreas de lazer ou institucionais. Situações que devem ser identificadas antecipadamente, pois as ações erradas tornam-se de difícil ajuste posterior, além de onerosas e desgastantes.

Mas a maior preocupação é com o item segurança patrimonial e integridade física dos moradores. E nesse ponto o equilíbrio entre a infraestrutura, equipamentos eletrônicos e os procedimentos é que determinarão o resultado alcançado.

A diversidade de equipamentos existentes no mercado ajuda a compor um sistema adequado. Quanto maior a tecnologia aplicada, menor será o custo mensal com sua manutenção. E isso refletirá diretamente no valor da quota condominial. Entretanto, sem a estrutura física apropriada e sem procedimentos claramente definidos, muitas vezes o investimento é perdido.

Os investimentos devem, além do conforto coletivo e de lazer, privilegiar a implementação de infraestrutura adequada para o bem estar dos condôminos. Importante destacar que é essencial para o sucesso deste investimento o treinamento constante do quadro de funcionários, e a frequente checagem dos procedimentos aprovados e conhecidos por todos que compõem aquela comunidade.

Tudo isso deve ser claramente apresentado aos futuros moradores na hora da aquisição do imóvel. Essas normas de convivência e restrições o condômino deve conhecer previamente, para que a sua integração e de sua família seja harmônica e que possa usufruir e se beneficiar plenamente dos inúmeros benefícios e vantagens do condomínio-clube.

(*) Gabriel Karpat, economista (PUC-SP), mediação e arbitragem (FGV), especialista em condomínios, autor de livros e diretor da GK administração de Bens. 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet