O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Evite incêndios

Medidas simples, como não jogar cigarro pela janela, já colaboram

terça-feira, 19 de junho de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 Medidas básicas podem evitar incêndios

Síndicos e condôminos devem estar atentos para tornar o edifício o mais seguro possível
 
Fiações antiga, falta de manutenção, acúmulo de materiais inflamáveis e, é claro, simples descuidos são causas comuns de incêndios. A frequência com que esse tipo de acidente - ou incidente - vem acontecendo no Rio de Janeiro torna importante relembrar alguns cuidados básicos para evitar problemas maiores.
 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as causas mais comuns para incêndio são sobrecarga de energia em adaptadores elétricos - como os populares "benjamins” -, curto-circuitos na parte elétrica, restos de cigarro e panelas esquecidas no fogo.
 
Uma guimba de cigarro num sofá, por exemplo, pode ter sido a causa do incêndio que atingiu, em maio, um prédio residencial na Rua Hilário de Gouveia, em Copacabana, quando três moradores sofreram ferimentos leves.
 
Síndicos e condôminos devem estar atentos a fim de tornar o edifício o mais seguro possível. Os gestores precisam requisitar junto aos bombeiros o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
 
A validade do AVCB pode ser de um, dois ou três anos, dependendo do uso da edificação. A não obtenção ou vencimento pode invalidar apólices de seguro, ocasionar o fechamento do imóvel e gerar multas, entre outras complicações.
 
Condomínios comerciais ou residenciais devem ter também um plano de emergência para a evacuação das unidades em caso de incêndio. O ideal é que o plano seja elaborado com orientação do Corpo de Bombeiros, e comunicado a todos os ocupantes do prédio.
 
Um plano de emergência deve conter: os procedimentos adequados dos moradores, funcionários e demais ocupantes do prédio; a planta do edifício; a localização dos equipamentos de combate a incêndio e das vias de fuga e um ponto de reunião na área externa.
 
A altura máxima para a fixação de extintores, de acordo com a cartilha de orientação do Corpo de Bombeiros, é de 1,60 metro de altura, e a mínima é de 0,10m. Dependendo do risco de incêndio no local, o percurso máximo para se atingir um extintor, pode ser de 15, 20 ou 25 metros. Os extintores devem estar desobstruídos e sinalizados. 
 
Obedecendo o percurso máximo, cada pavimento deve ser protegido no mínimo por 2 unidades extintoras distintas, sendo uma para incêndio de classe A (alimentado por combustíveis sólidos, como madeira) e outra para classes B (causado por líquidos inflamáveis) e C (fogo proveniente de equipamentos elétricos). ou duas unidades extintoras para classe ABC.
 

Instalações elétricas

 
Se a corrente elétrica de uma instalação estiver acima do que a fiação suporta, há risco de superaquecimento dos fios, o que pode provocar incêndios. De acordo com especialistas, se os  disjuntores caem com frequência, a solução ideal não é a troca, e sim a revisão da fiação, que provavelmente não suporta mais a carga. Já no caso das instalações de gás, é importante não tentar improvisar maneiras de estancar os vazamentos, com cera, por exemplo.
 
Como reagir em caso de incêndio e quais medidas ajudam a evitar este problema serão alguns dos assuntos abordados no próximo Encontro de Síndicos, que será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, de 9h às 18h, no Clube da Aeronáutica, que fica na Praça Marechal Âncora, 15, Centro.
 
No evento, haverá ainda uma feira de produtos e serviços para condomínios, onde empresas de equipamentos de segurança e demais prestadores de serviços estarão expondo seus produtos. O custo do ingresso será a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será doado para a Sociedade Viva Cazuza.
 
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi)  ou pelo telefone (21) 2217-6950. As vagas são limitadas.

Fonte: http://odia.terra.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet