O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Radar LELLO

Assembleia cheia

Só gastos extras e sorteio de vagas geram presença expressiva

sexta-feira, 8 de maio de 2015
WhatsApp
LinkedIn

Reunião em condomínio só ‘lota’ se assuntos forem sorteio de vagas ou gastos extras

Levantamento da Lello aponta que as assembleias ficam mais concorridas quando tema interfere diretamente na vida do morador
 
 
Nem sempre as reuniões de condomínio atraem poucos interessados. Quando os assuntos em pauta interferem diretamente no dia-a-dia de cada morador, esses eventos costumam atrair quase a totalidade dos condôminos. É o que aponta levantamento da Lello, empresa líder em administração condominial no Estado.
 
Segundo a administradora, se o tema é o sorteio de vagas na garagem, por exemplo, as assembléias costumam ter índice superior a 85% de comparecimento. Já quando se discute a aprovação de rateio extra para a realização de obras, reforma e pintura ou instalação de novos equipamentos, 70% dos moradores comparecem ou se fazem representar por terceiros munidos de procuração.
 
O terceiro item mais “concorrido” nas reuniões é a aprovação da verba orçamentária do prédio, cujo valor definirá a quota de condomínio mensal para os moradores. Nessas ocasiões o comparecimento chega a 60% do total de condôminos. O mesmo índice se verifica quando o tema em pauta é a eleição do síndico. Os demais assuntos, isoladamente, geralmente atraem menos da metade do total de moradores.
 
“Realmente alguns assuntos chamam mais a atenção dos condôminos. Mas é fundamental que os condôminos se mobilizem também em relação as outros temas debatidos nas assembléias, que são importantes para a vida em coletividade, tais como regras de segurança interna, funcionamento dos equipamentos de segurança das áreas comuns e medição individual de água e gás”, diz Angélica Delgado Arbex, gerente da Lello Condomínios.
 
Ela recomenda, aos síndicos, que ao convocar reuniões procure incluir alguns itens que atraiam maior interesse juntamente com temas menos chamativos, para garantir, assim, maior índice de comparecimento dos moradores. “O ideal é que participe das assembléias o maior número de condôminos possível”, conclui.
Reuniões mais vazias
 
Por outro lado os temas que mais esvaziam as reuniões são os seguintes: aprovação de normas com um comparecimento menor que 15%, benfeitorias a serem realizadas que não geram rateio com 10%, apresentação das benfeitorias realizadas no período anterior, menos de 10% seguido por discussão sobre alteração no regulamento interno com o mesmo percentual. Aprovação de obras especiais que necessitam de quorum específico, assuntos cotidianos que não envolvem alterações na cota condominial e benfeitorias realizadas (aquelas básicas que não agregam valor), tem índice menor ou igual a 5% de comparecimento
 
http://www.lellocondominios.com.br 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet