O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Reforma de fachada

Dificuldade para realizar a reforma de fachada predial está em obter anuência de todos os condôminos

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

 Exigência de unanimidade dificulta reforma de fachadas

A colocação de sacadas em fachadas é uma tentação para moradores de prédios antigos em busca da atualização estética dos imóveis. A exigência legal de aprovação unânime dos condôminos para a realização da reforma de fachada, no entanto, frustra a maioria das iniciativas de transformação.

'Já cansei de fazer projetos que não tiveram sequência. Seguramente, passam de 50', diz o arquiteto Roberto Candusso, cujo escritório foi responsável em 2006 pela reforma da fachada do Edifício Marambaia, nos Jardins, com a instalação de terraços.

De acordo com a gerente de projetos legais da Candusso Arquitetos, Rachel Vasconcellos, a Prefeitura solicita atas de reuniões condominiais com a anuência de 100% dos proprietários antes de conceder alvarás de aprovação e execução de reformas de fachadas prediais. 'Ela (a administração pública) precisa ter segurança absoluta de que todos os proprietários estão cientes e de acordo.

Condômino de um edifício com 28 unidades na Vila Nova Conceição, Luiz Fernando Sambugaro, de 70 anos, tenta há quase dois anos aprovar sem sucesso uma reforma para modernizar a fachada e ampliar para 30 m² as sacadas do prédio. 'Chamo isso de ditadura das minorias. A última reunião foi a mais decepcionante, com argumentos do tipo: 'Não importa a valorização, porque não pretendo vender'', conta. 'Com a possibilidade de aumentar de 30% a 50% o valor do imóvel em dois anos, é difícil não querer', lamenta.

Apesar da expectativa de retorno, a reforma de fachada não é barata e se caracteriza pela complexidade, como mostra a reforma no Edifício Ronchamp, no bairro do Gonzaga, em Santos.

'Já tentei fazer também outros prédios. Mas existem tantas peculiaridades que eu acredito que será muito difícil um segundo caso', diz Daniel Proença, um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico da intervenção.

Segundo ele, a colocação de terraços exige, entre outras coisas, a reforma de todas as faces da fachada, supressão de vagas para a implantação de vigas de sustentação e da elaboração de novas escrituras, necessárias pelas alterações das áreas comuns e privativas do condomínio. 'Acho que vai ser filho único.' A obra na parte externa do edifício segue por mais seis meses.

A construção de sacadas também não é simples, de acordo com a arquiteta Gabriela Sayd Mogames: 'Tomamos muito cuidado com o tamanho das varandas, porque elas estão em balanço. Temos que nos preocupar com patologias como infiltrações', diz a especialista.

Por outro lado, a intervenção nessas estruturas exigem cuidados, Segundo Gabriela, a instalação de piscinas em terraços podem ocasionar trincas nos prédios por interferirem na dilatação das paredes dos edifícios.

A falta de perícia, como a construção de sacadas no nível das lajes dos apartamentos, podem causar ainda transtornos, como alagamentos nos imóveis.

Fonte: http://estadao.br.msn.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet