O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Vistoria em Maceió

Prefeitura da cidade quer inspecionar edificações mais antigas

segunda-feira, 12 de março de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 Comissão vai inspecionar prédios antigos em Maceió

Órgãos recebem cerca de 10 reclamações ao dia de prédios com estruturas précárias
 
Assustados com os acontecimentos envolvendo prédios antigos no Rio de Janeiro, órgãos como a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Arquitetura de Alagoas (CREA-AL), recebem diariamente juntos, cerca de 10 ligações de moradores reclamando da estrutura de edificações onde moram ou trabalham.
 
Preocupados com essa estatísticas, na manhã desta quinta-feira (08) representantes desses órgãos juntamente com a Defesa Civil Municipal se reuniram para discutir a situação dos prédios antigos existentes na cidade, que podem oferecer risco à população, em caso de desabamento. No encontro, construções antigas e prédios públicos espalhados na cidade foram apresentados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMPLA) no intuito de criar medidas preventivas contra possíveis catástrofes dessa natureza.
 
Uma comissão multidisciplinar composta pela SMCCU, COMDEC, CREA-AL e CBM-AL será formada e os membros irão avaliar a situação dos prédios antigos existentes na cidade e averiguar a condição de risco oferecida.
 
“Depois do que aconteceu no Rio de Janeiro, as pessoas estão mais preocupadas com a estrutura e condições dos edifícios onde moram”, relatou Jackson Cabral, superintendente do CREA-AL.
 
A avaliação das edificações constará de três etapas. A primeira é o levantamento e identificação de prédios antigos que apresentam condições de conservação precárias ou problemas estruturais com risco eminente de desabamento. Após a identificação dessas construções, será feita uma vistoria pelos integrantes da comissão, que apontará a necessidade de uma perícia técnica no local.
 
Segundo Jackson, as localidades com maior registro de reclamações são os bairros do Farol, Centro e Jaraguá. “ Estamos realizando um trabalho preventivo e educacional. Cada caso será avaliado por peritos especializados e dados seus devidos diagnósticos. Inclusive alguns prédios públicos também passarão por essas vistorias”, completou.
 
Em um terceiro momento, constatando-se o risco de desabamento, a Defesa Civil juntamente com o Corpo de Bombeiros atuarão na desocupação e a interdição da área ao redor do prédio.
 
Até o momento, cerca de 10 construções foram elencadas para serem vistoriadas pelos órgãos nas próximas semanas, começando pelos prédios públicos mais antigos do município de Maceió.
 

Câmara de Vereadores entra na discussão

 
Sobre o assunto, a Câmara Municipal de Maceió irá realizar hoje às 9h, uma audiência pública sobre a lei que regulamenta a inspeção em edificações públicas e privadas na cidade. Na ocasião, especialistas da área de construção civil irão fazer uma explanação sobre a adaptação da lei à atual realidade de Maceió, a fim de evitar tragédias como a que ocorreu no Centro Histórico do Rio de Janeiro.
 
O presidente da Casa, Galba Novaes, afirmou que a Câmara está aberta para a discussão e elaboração da lei municipal, que garanta a segurança daqueles que residem e trabalham em prédios da capital.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet