Artigos e opiniões

Sucesso na Gestão de Propriedades

O bom funcionamento, depende fundamentalmente dos profissionais

14/03/12 02:26 - Atualizado há 12 anos

Por Mayb Ferreira - Síndica Profissional

O acentuado processo de urbanização do Brasil proporcionou a região Sudeste, principalmente aos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, uma maior concentração populacional, reunindo aproximadamente 42% da população do país, sendo responsável por mais de 50% do PIB nacional nos últimos anos.

Por todos esses aspectos, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro são os maiores mercados imobiliários do Brasil.

Com isso, arrojados projetos de arquitetura e urbanismo são utilizados na construção de condomínios residenciais e comerciais, cada vez mais sofisticados e voltados a atender as mais variadas e diversificadas demandas que a vida moderna exige.

Desejando usufruir deste nicho de mercado, várias empresas têm se inserido no segmento de gestão predial, contudo carecem de buscar e compreender as necessidades do seu público.

Em consequência deste fato, a qualificação dos administradores prediais e demais profissionais responsáveis pela gestão condominial não têm acompanhado a evolução do mercado imobiliário.

O bom funcionamento, desejável em qualquer condomínio, depende fundamentalmente, dos profissionais que o operam.

Porém o que observamos são manutenções deficientes, as quais incorrem em despesas não previstas, inobservância das legislações vigentes e a consequente incidência em multas e o despreparo de alguns gestores prediais, causando, inclusive, graves acidentes, como o ocorrido em janeiro deste ano, no centro do Rio de Janeiro, onde a execução de uma obra proporcionou o desabamento de dois edifícios na Av. Treze de Maio.

Então, o que cabe aos síndicos e gestores prediais fazerem, diante destes problemas?

Um acompanhamento rigoroso, através de um check list, onde: quanto à manutenção predial, exigir da empresa contratada a apresentação das ART´s (Anotação de  Responsabilidade Técnica), das instalações elétricas e hidráulicas, bem como do plano de manutenção  anual, no qual deverão estar contemplados os cronogramas de verificação e reparos preventivos, preditivos e corretivos de todos os equipamentos do condomínio.

No que se refere à regularidade fiscal, exigir das gerenciadoras a apresentação regular de todas as certidões negativas de débitos, cabíveis ao condomínio e suas contratadas, com o objetivo de fiscalizar o pagamento dos impostos e recolhimento de tributos.

Concernente aos recursos humanos requerer, principalmente, dos gerentes e síndicos profissionais, experiência comprovada na função, formação acadêmica equivalente, certificações, participações em cursos e seminários de aprimoramento específicos na área condominial, bem como frequente atualização, e referências.

Atualmente, com o advento do decreto n° 5.154 de 23 de julho de 2004, vários cursos livres de capacitação foram criados com o objetivo de aperfeiçoar e desenvolver profissionais para o mercado de trabalho.

No segmento de administração predial, estes cursos são, na maioria, ministrados por profissionais da área reconhecidos no mercado. Para os funcionários das empresas terceirizadas deverão constar das disposições contratuais a obrigatoriedade na apresentação de todas as certificações correspondentes as funções contratadas.

Uma vez observados estes parâmetros, garantimos o cumprimento do escopo básico de uma gestão predial de sucesso.

Porém, apesar da carência no mercado de gestão predial de recursos humanos e empresas mais qualificadas, existem gestores e empresas, que compõem um grupo de excelência, cujo know how e expertise proporcionam a seus clientes, conforto, comodidade e confiança na administração de seus escritórios e residências.

Por estes motivos, sejamos mais exigentes e criteriosos em nossas escolhas, uma vez que confiamos a terceiros a gestão predial de nossos negócios e patrimônios.