O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Gestão condominial

Melhore a segurança e a administração com as dicas da OAB-P

sexta-feira, 16 de março de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 OAB-SP apresenta ferramentas para segurança e melhor gestão de condomínios

Durante evento, realizado no último dia 10, síndicos e gestores puderam conhecer as últimas novidades tecnológicas que contribuem para o setor
 
A Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) apresentou, no dia 10 de março, a Assembleia Virtual de Condomínios, no Circuito de Direito Digital da entidade, cujo tema foi “As inovações tecnológicas no ambiente condominial”. Durante o evento, que aconteceu na OAB/Pinheiros, em São Paulo, cerca de 70 convidados ligados à área de gestão de condomínios puderam conhecer de perto as ferramentas tecnológicas que são fundamentais para a gestão segura e transparente de um condomínio.
 
A advogada Dayane A. Fanti Tangerino foi a primeira palestrante e falou sobre o tema “Assembleia Virtual de Condomínios: Participação, transparência e legalidade”. Durante a apresentação, Dayane enfatizou a importância da transparência na gestão do condomínio e alertou que o síndico não é o único responsável pela gestão.
 
“Uma pesquisa recente do Secovi-SP apontou que 74% dos síndicos estão na faixa de 30 e 60 anos, ou seja, são pessoas mais novas que estão assumindo as gestões dos condomínios.  Além disso, percebemos que a maioria dos moradores dos novos condomínios são pessoas da geração Y, que exigem estar por dentro das informações, mas não possuem tempo para isso”.
 
Diante dessa informação, a advogada apresentou a Assembleia Virtual de condomínios, ferramenta que permite aos condôminos participarem das reuniões de condomínio virtualmente, por meio de uma plataforma online. A solução foi desenvolvida pela Superlógica, empresa especializada em softwares para gestão de condomínios.
 
Dayane apresentou uma pesquisa que aponta que somente 17% das pessoas comparecem as assembleias físicas e 85% participam das assembleias virtuais. “A Assembleia Virtual contribui em todos os sentidos para a melhora da administração do condomínio. Ela é segura, rápida e permite que todos participem das reuniões de maneira fácil e democrática”, destaca.
 

Certificação digital

 
Na sequência, o Dr. Vítor Hugo das Dores Freitas explicou a importância da certificação digital, ou assinatura digital, e quais seriam os seus benefícios. “O papel não vai mais ser usado como meio de representação de documentos. O documento digital ocupa menos espaço e não se desfaz com o tempo. Isso permite a transparência e agiliza os negócios”.
 
Freitas também ressaltou que para a certificação digital ter efeito, ela precisa preencher três requisitos: autenticidade, confidencialidade e integridade.
 
“O documento digital é garantido pelo Governo Federal. O tabelionato só vende o certificado. Por isso, ele possui um efeito mais seguro”. A certificação digital pode ser adquirida por pessoas físicas e jurídicas nos tabelionatos certificados. Ela é representada por um smart card com chip contendo duas senhas de acesso.
 
 

Invasão de redes

 
A terceira palestra foi sobre “Invasão de Redes Condominiais”, apresentada pela Dra. Gisele Truzzi e Alex de Almeida Cardoso. Os dois explicaram como é importante proteger a rede de dados do condomínio para evitar aborrecimentos no futuro.
 
“É preciso ter um controle de acesso a internet e também da velocidade dela.  Além disso, o armazenamento das informações deve ser feito em um local adequado e seguro”, recomendou Cardoso.
 
A última palestra com o tema “A tecnologia a serviço dos condomínios: Segurança, invasão e prova digital” foi conduzida também por Alex de Almeida Cardoso. Nela, Cardoso apresentou sete erros comuns na gestão de segurança dos condomínios. Entre elas subestimar o controle de acesso e investir em segurança eletrônica sem treinar os funcionários da área de segurança.
 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet