O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Energia alternativa

Condomínio optam pela instalação de gerador de energia a gás natural

segunda-feira, 13 de agosto de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 Para evitar apagão, comércio e condomínios buscam fontes de energia alternativas

Nos casos residenciais, o custo para implantação é rateado entre todos os moradores
 
Carolina Santana
 
Ter um plano energético alternativo leva segurança e economia aos segmentos industrial, comercial e residencial. A utilização de fontes diversas é uma realidade dentro do setor produtivo e o gás natural está entre as opções para substituir, por exemplo, o diesel ou outro combustível no abastecimento de um gerador de energia. A tecnologia está sendo implantada em condomínios que buscam a produção de energia a partir do gás para garantir o funcionamento de elevadores, portões automáticos e a iluminação dos corredores no caso de falta de luz.E
 
No residencial Reserva Campolim os condôminos optaram pela instalação de um gerador a gás natural. O equipamento deve ser instalado em breve e, como revela o morador e síndico José Fernando Cagliari, será utilizado principalmente em planos emergenciais de falta de luz.
 
“Já temos abastecimento de gás no prédio. Não havia razão para comprarmos um gerador movido à gasolina ou a diesel”, explicou ele. Em situações emergenciais, a energia do gerador será utilizada servindo de apoio aos sistemas de elevadores, garagem e hall de entrada.
 
Além do suporte em caso de falta de energia, o gerador a gás ainda pode garantir economia na conta de energia do condomínio. Segundo o síndico, essa também é uma forma do residencial se antecipar a uma possível cobrança por parte dos órgãos e empresas competentes, de um custo adicional pela energia elétrica gerada em horário de pico. “Durante o período de tarifa diferenciada também utilizaríamos o gás natural para a geração de energia”, prevê.
 
O investimento total foi de R$ 160 mil e o gasto foi diluído entre as mais de cem unidades residenciais. “Não temos como mensurar o valor do retorno em dinheiro mas temos um investimento individual relativamente baixo por um sistema de segurança e que pode ser utilizado até na economia de energia”, argumentou o síndico. Para evitar danos pelo falta de uso, o síndico adianta que o gerador deve ser ligado de tempos em tempos.
 

Opção na indústria

 
Setor fortemente dependente da energia, cada vez mais as indústrias brasileiras vêm buscando soluções energéticas sustentáveis, que sirvam de apoio para a geração em horários de ponta e em casos de emergência, que ofereçam custo-benefício adequado e, ainda, estejam em sintonia com o meio ambiente. O engenheiro Jairo Xavier Caires, responsável pela área de Soluções Energéticas da distribuidora de gás natural canalizado Gas Natural Fenosa em São Paulo, explica que, focadas na qualidade e eficácia de suas produções, as indústrias estão buscando parceiros que gerenciem todo o sistema de solução energética nas plantas fabris.
 
“É mais segurança, tranquilidade e conforto para o cliente e sem a necessidade de investimento inicial. O cliente, então, continua focado no seu próprio negócio, deixando sobre a responsabilidade da empresa contratada toda a administração de suas demandas de energia”, destaca o engenheiro. Segundo ele, o gás natural canalizado vem se mostrando um energético bastante procurado pela indústria. 
 
No campo industrial pode ser usado para geração de energia em situações de emergência e horários de ponta, cogeração, climatização de ambientes e aquecimento de água, onde, por meio da integração entre duas ou mais soluções híbridas, é possível obter o melhor aproveitamento térmico de cada equipamento, tais como: aquecedores de passagem, caldeiras, painéis solares, bombas de calor, trocadores de calor e reservatórios térmicos.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet