O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Energia elétrica

Geradores são opção cada vez mais comum em condomínio

sexta-feira, 14 de setembro de 2012
WhatsApp
LinkedIn

Grupos geradores são cada vez mais comuns em condomínios

 
Os prédios novos já reservam um espaço para o equipamento na planta do projeto
 
As interrupções e quedas de energia ocorridas entre os anos de 2001 e 2002 ficaram conhecidas como “crise do apagão” e afetaram todo o país. O blecaute causado por um defeito na hidrelétrica de Itaipu que deixou 18 estados brasileiros no escuro, em novembro de 2009, também está na lista de falhas memoráveis do sistema de distribuição de energia. Interrupções no fornecimento do serviço, no entanto, não acontecem somente em grandes proporções. 
 
A falta de energia elétrica não é um problema somente para os hospitais ou estabelecimentos com produtos pericíveis que necessitam de refrigeração. Os edifícios comerciais e residenciais também são afetados. A impossibilidade de manter os elevadores e sistemas de segurança em funcionamento são alguns dos prejuízos causados aos condôminos, por exemplo.
 
Atualmente, grande parte dos projetos de construção de prédios já inclui o espaço para a instalação de geradores de energia. Omar Jacob, proprietário da Mil Geradores, empresa especializada em fornecimento de energia, alerta para o aumento na demanda por este setor.
 
“O crescimento se deve não só pelo incomodo que a falta de energia pode ocasionar, mas também para manter a segurança desses locais por meio de aparelhos como câmeras, cercas e portões elétricos”.
 
Ele ressalta ainda que embora os prédios mais antigos não tenham sido planejados para abrigar os equipamentos, algumas soluções podem ser encontradas para possibilitar a instalação do gerador. Uma vaga de automóvel descoberta pode ser uma opção viável para os locais que não contam com um espaço específico para ele.
 
Jacob explica que, quando decidem pela instalação de um grupo gerador, grande parte dos condomínios se veem diante do dilema: comprar ou alugar? A primeira opção é mais demorada e cara, por este motivo a prática é mais comum em empresas, que em geral, dispõem de mais recursos financeiros. Alugar é mais fácil, rápido e barato, portanto, mais acessível. Ele lembra que esses equipamentos necessitam de uma manutenção constante que é oferecida pela empresa locadora. 
 
“As vantagens da locação são várias, como a substituição imediata do grupo gerador, caso haja algum problema; o cliente não arca com a desvalorização do equipamento; assistência técnica 24 horas e outros benefícios”, conta Jacob. 
 
O gerador precisa de manutenção e é praticamente inviável para um condomínio de pequeno ou médio porte arcar com essa despesa, por isso é mais vantajoso alugar. O processo de manutenção da Mil Geradores, por exemplo, inclui uma revisão completa a cada 250 horas de uso, com toca de óleo, filtro e outros componentes recomendados pelo fabricante. 
 
O ideal, antes da instalação, é agendar uma visita com um técnico da empresa contratada para que ele defina qual potência e tensão requeridas pelo condomínio. Tudo depende da estrutura física do local e de com o os geradores serão utilizados. Em alguns casos esses equipamentos são utilizados apenas em situações de emergência, como queda energia. Em outras situações eles são usados em horários de pico, quando a demanda por energia no local é grande e a instalação pode não suportar.

Fonte: http://www.segs.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet