O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Serviços terceirizados

Lei que veta a contratação em condomínios pode chegar em outros estados

segunda-feira, 15 de julho de 2013
WhatsApp
LinkedIn

Vida de condomínio: Decisão que proíbe serviço terceirizado em condomínios gera polêmica na contratação

 
O Tribunal Superior do Trabalho (TST), em outubro, garantiu legalidade para a cláusula de convenção coletiva de trabalho firmada pelo Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Sindicondomínio) que veda a intermediação de mão de obra por condomínios. A decisão deixa de sobreaviso outros condomínios pelo país, já que também pode ser tomada em qualquer estado brasileiro.
 
Para que isso ocorra, o advogado Lucas de Campos Faria, do escritório Candiotto e Fonseca Advogados, diz que é necessário que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de cada estado passe a seguir o entendimento da Seção Especializada em Dissídios Coletivos do TST sobre esse caso.
 
“Cada tribunal tem plena liberdade para decidir de acordo com seu convencimento, desde que de forma fundamentada”, esclarece.
 
Para contextualizar os argumentos dessa decisão, Lucas Faria diz que é preciso recorrer à Súmula 331 do TST, que veda a terceirização de mão de obra ligada à atividade fim de uma empresa. “Ou seja, de trabalhadores que estejam diretamente ligados à atividades produtiva da empresa. Diante disso, se a vedada contratação fosse efetivada, haveria o reconhecimento de relação empregatícia de tais funcionários com a empresa tomadora dos serviços (empresa que contratou a mão de obra terceirizada).”
 
Em um primeiro momento, Lucas Faria diz que a decisão poderia ser vista como algo benéfico aos profissionais ligados à prestação de serviço nos condomínios. No entanto, o advogado conta que os direitos desses trabalhadores não estavam sendo desrespeitados. “Seus empregadores originais, constituídos por empresas interpostas que disponibilizavam a mão de obra, já são obrigados a cumprir todos os preceitos trabalhistas conforme manda a legislação. Diante disso, não se verificava nenhuma lesão em desfavor desses empregados”, explica.
 
Por outro lado, o advogado revela que a decisão proferida pelo TST desconsiderou alguns preceitos legais que abordam a regularidade da questão. “Um exemplo disso é que a própria Súmula 331, que permitia em seu inciso III a contratação de profissionais ligados aos serviços de vigilância, limpeza e conservação, foi desconsiderada no caso sob análise”, informa Lucas Faria.
 

DIFERENTE 

 
O advogado ainda chama a atenção para o fato de que condomínios não têm personalidade jurídica, não sendo, portanto, equiparados a empresas, razão pela qual devem receber tratamento diferenciado.
 
“Além disso, ao classificar de forma expressa quais são as atividades-fim de determinada ocupação, também se entende pelo desrespeito ao inciso I do artigo 22 da Constituição Brasileira de 1988, que preceitua como sendo de competência privativa da União legislar sobre direito do trabalho.”
 
Diante disso, teme-se que decisões idênticas proferidas pelo TST possam trazer insegurança jurídica às relações mantidas entre condomínios e empresas que terceirizam trabalhadores para edifícios. “Gerando o fechamento dessas empresas e até a diminuição de postos de trabalho caso os condomínios não se interessem em contratar essa mão de obra”, avalia Lucas Faria.

Fonte: http://es.lugarcerto.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet