São Paulo - SP

Mais informações em

Site: https://tinyurl.com/yd9hswma

Descrição do evento

Tem por objetivo a efetiva preparação dos colaboradores da área de gestão de pessoal, ou aqueles que pretendem conhecer como calcular a folha de pagamento dos colaboradores dos condomínios e/ou das administradoras, e até mesmo de diversas empresas, com foco nas práticas trabalhistas e previdenciárias, em alinhamento à sistemática do SPED e ESocial.

PROGRAMAÇÃO

Pré-requisitos - O aluno deverá ter noções de cálculos, bem como da legislação trabalhista.

Competências - Ao final do curso o aluno deverá saber calcular toda folha de pagamento e estar preparado para atuar na área de gestão de pessoal.

Para tanto, deverá ter os seguintes conceitos:

Salário e remuneração

Salário - Envolve as seguintes verbas:

• Prêmio/gratificação
  • Diárias para viagem
  • Ajuda de custo
  • Reembolso de despesas
  • Adicional de transferência
  • Adicional de periculosidade, insalubridade e noturno
  • Irredutibilidade salarial – Quando o empregador não pode reduzir o salário do empregado
  • Descontos salariais – quais são os limites
  • Prejuízo causado pelo empregado – quando o desconto é legal

Folha de Pagamento

• Obrigação acessória – regras
  • Tributação sobre a folha de pagamento – INSS, FGTS e IR
  • Tributação de INSS – enquadramento da empresa conforme a sua atividade (FPAS)
  • Contribuições para custear os Riscos Ambientais do Trabalho (antigo SAT)
  • Empresas do SIMPLES Nacional
  • Recolhimento do FGTS – SEFIP/GFIP e GRRF

Férias

• Direito – período aquisitivo e concessivo
  • Faltas injustificadas - redução do direito
  • Férias proporcionais na rescisão – cálculo
  • Afastamentos no decorrer do período aquisitivo – serviço militar, auxílio doença (exercício), licença remunerada
  • Aviso de férias
  • Remuneração das férias
  • Terço constitucional de férias
  • Abono pecuniário de férias – quando o empregado pode vender parte de suas férias para a empresa
  • Adicionais variáveis – horas extras, adicional noturno, comissões – como calcular as férias desses trabalhadores (exercício)

Décimo Terceiro Salário (13º salário) ou Gratificação Natalina

• Direito
  • Adiantamento e pagamento final
  • Quando deve ocorrer o pagamento da 1ª e 2ª parcelas
  • Faltas durante o mês e a redução no 13º salário

Rescisão

• Como calcular as verbas rescisórias

ESocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, Tributárias e Previdenciárias - Nova Obrigação Eletrônica das Empresas

• Utilização do eSocial quando do recolhimento dos encargos sociais

EMENTA:

• Cálculo de holerites
  • 13º salário
  • Férias
  • Rescisão contratual

PROGRAMA:

O programa envolve as técnicas atuais para efetuar os cálculos de folha de pagamento, 13º salário, férias e rescisão contratual, apresentando os índices de INSS, IR, PIS, FGTS, orientando os colaboradores a como utilizar as ferramentas adequadas.

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM:

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão trocar constantemente ideias e dividir com o docente as suas experiências profissionais. Serão apresentados problemas, enriquecendo assim os exemplos reais.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

No final do treinamento será aplicado um exercício em que o aluno deverá realizar os cálculos propostos sobre folha de pagamento, 13º salário, férias e rescisão contratual.

***** Trazer calculadora simples *****

PERFIL DO DOCENTE:

Wilson Cedismondi

• Bacharel em Administração de Empresas, formado pela Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado – FECAP - e com licenciatura plena pela Fundação Júlio de Mesquita – FATEC
  • Especialização em Recursos Humanos, em administração de condomínios
  • Desenvolvimento e treinamento de pessoal

CERTIFICADO:

• Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75%.

Referências bibliográficas

• Consolidação das Leis Trabalhistas.

MAIS INFORMAÇÕES:

Data: 12 de junho a 21 de junho (terças e quintas-feiras)

Hora: das 19 às 22 horas

Carga horária e organização curricular: 12 horas

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

• Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
  • Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

• Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE.

Público alvo

Este curso destina-se a profissionais que estão iniciando ou que já trabalham na área de departamento pessoal, e para aqueles que desejam conhecer como se calculam os diversos processos relacionados à folha de pagamento, 13º salário, férias e rescisão.

Investimento

Sócios Secovi-SP - À vista com desconto = R$ 915,00 / Parcelado = 2x R$ 475,00 / 8x R$ 132,00 (cartão de crédito)

Representados Secovi-SP*- À vista com desconto = R$ 1.029,00 / Parcelado = 2x R$ 535,00 / 8x R$ 149,00 (cartão de crédito)

Demais interessados - À vista com desconto = R$ 1.144,00 / Parcelado = 2x R$ 594,00 / 8x R$ 165,00 (cartão de crédito)

*Em dia com a contribuição sindical 2018.

A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.

organizador

Universidade Secovi-SP