O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Deveres do síndico

Não é em qualquer questão que o síndico deve se envolver

domingo, 24 de junho de 2012
WhatsApp
LinkedIn

Saiba até onde vão os direitos dos síndicos para interferir na vida dos condôminos

Eles têm que dar conta de problemas com barulho, áreas de lazer, garagem, animais, vazamentos, desentendimentos entre vizinhos… Ufa! Vida de síndico não é fácil. Mas há quem extrapole no exercício do poder de interferir na vida dos condôminos. Afinal, quais são os direitos e os deveres desses administradores?
 
O síndico é responsável por toda a parte administrativa de um condomínio. É quem cuida das finanças — contas a pagar e inadimplência —, de documentos, de autorizações e da contratação de profissionais para a prestação de serviços.
 
— O síndico representa a massa condominial e não direitos individuais, e não deve se envolver em questões de vizinhança que não interfiram no interesse de todos — explica a gerente da administradora Protel, Cristiane Salles.
 
Segundo ela, em discussões entre vizinhos, ele não pode se envolver ou resolver a questão sozinho:
 
— Tal postura não é permitida pela lei, de acordo com o Artigo 345 do Código Penal, e pode gerar uma ação de indenização contra o condomínio e até contra o síndico.
 
Outro comportamento não permitido é o uso do poder de representação para resolver problemas pessoais com moradores ou obter vantagens em relação aos outros condôminos.
 
— Deve-se separar os papéis de síndico e de condômino. Abusar da autoridade pode gerar ações por danos morais e até por contravenção — alerta o vice-presidente do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), Manoel Maia.
 

Substituição

Em caso de falhas na administração ou de práticas irregulares, um síndico pode ser destituído do cargo, antes mesmo do fim do seu mandato. De acordo com o vice-presidente do Secovi Rio, Manoel Maia, é necessário que, pelo menos, um quarto dos condôminos convoquem uma assembleia e que dois terços deles votem pela substituição do gestor. Os mandatos duram até dois anos, sem restrições para reeleição.
 

Profissional

Muitos moradores reclamam da gestão condominial, mas a verdade é que poucos se colocam à disposição para ocupar o cargo. Nesses casos, uma alternativa é contratar um síndico profissional, ligado a uma administradora de condomínios. 
“No entanto, a melhor medida é optar por alguém que seja proprietário ou que, pelo menos, more no local, pois conhece melhor a realidade do prédio em questão”, alerta Maia.

Fonte: http://www.garantefloriano.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet