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Mercado

Academia em condomínio

Diferencial hoje são espaços fitness completos e atualizados

Publicado em: quarta-feira, 18 de julho de 2012

 Empresa lucra com academias de ginástica em condomínios

Jovens de classe média são o público-alvo desse novo filão do mercado imobiliário
 
No acirrado mercado de imóveis, todo diferencial é válido para chamar a atenção dos consumidores. Uma das maneiras utilizadas atualmente pelas empresas do setor imobiliário para ganhar pontos em relação à concorrência é equipar os condomínios com academias. É nesse filão que atua a Fit 4, empresa paulistana criada e administrada por Alexandre Candido de Paula, que fornece os equipamentos de ginástica para uso dos moradores.
 
Representante de grandes marcas esportivas como Reebok e Olympikus, Candido faz o que o segmento chama de espaço fitness completo, com a decoração e os equipamentos, além da manutenção dos aparelhos. Para fazer uma academia com cinco aparelhos e a ambientação da Reebok, por exemplo, o custo gira em torno de R$ 35 mil. São necessários cerca de 30 m² para o ambiente.
 
Além de prédios residenciais, a Fit4 enfoca hotéis e o varejo. Curiosamente, o empresário não atende academias. Segundo ele, esse tipo de empresa necessita de aparelhos mais robustos.
 
“Um produto de academia é como um caminhão; um produto para pessoa física e condomínio é como um carro”, diz Candido, que tem 34 anos.
Criada em 2001 com quatro lojas, hoje a rede de atendimento da Fit4 é toda formada por franquias. São 36 pontos-de-venda em todas as capitais do Sul e Sudeste do País e grande parte do Nordeste. “O escritório central trabalha mais como uma agência de marketing e treinamento”, diz o empresário. As estratégias de divulgação são preparadas especificamente para cada Estado, mas o treinamento dos funcionários segue um método similar. Ao todo, são 40 funcionários vinculados diretamente ao escritório da Fit4, em São Paulo.
 
O faturamento da companhia no ano passado foi de R$ 70 milhões no ano passado. A meta é ter cem lojas espalhadas pelo País em até quatro anos. O custo para abrir uma franquia varia entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, dependendo do porte da cidade.
 

Mercado imobiliário

 
Para Hubert Gebara, vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), um condomínio de classe média voltado para jovens se valoriza ao contar com uma academia. O especialista, porém, diz ser difícil calcular exatamente de quanto pode ser essa valorização.
 
“Fatores como academias na vizinhança e perfil dos moradores do empreendimento são determinantes nessa conta”, afirma.
 
Para ele, os consumidores de alta renda não costumam ter tanto interesse em uma academia no condomínio por dispor de equipamentos de ginástica individuais dentro dos imóveis. Idosos também podem não estar tão interessados em pagar pela manutenção dos equipamentos. Segundo Gebara, a manutenção dos aparelhos custa menos de R$ 1.000 por ano, quantia que pode ser diluída facilmente entre os imóveis do condomínio.
 
Oferecer serviços parece ser decisivo, no entanto, para quem disputa a atenção da classe média. Levantamento do Data Popular, instituto de pesquisa com foco nesse segmento, mostra que o grupo serviços é o que abocanha a maior parte do orçamento da classe média. Em 2002, esser item representava 49,5% dos gastos efetuados por esse perfil de público. Em 2011, o percentual subiu para 65%. Nesse período, o desembolso com produtos caiu de 50,5% para 34,8%.

Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br

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