O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Manutenção

Água no RJ

Crise do início do ano deixa condomínios em alerta

quarta-feira, 10 de junho de 2020
WhatsApp
LinkedIn

Condomínios buscam soluções para superar problema da qualidade da água no Rio

No início do ano, a população do Rio enfrentou graves problemas com a qualidade da água fornecida pela Cedae. Muitas residências receberam o produto em suas torneiras com cheiro ruim e coloração atípica. Recente estudo da UFRJ descartou que o principal fator dessa alteração tenha sido a geosmina, mas sim resíduos de esgoto.

O impacto desse problema junto aos condomínios é imenso. A Cipa aconselha a contratação de uma empresa especializada para auferir a qualidade de água nos edifícios e manter moradores e funcionários sempre informados sobre o assunto.

"São ações importantes para manter a confiança dos condôminos. Contratar uma empresa para verificar a qualidade da água nas caixas e cisternas e manter os moradores bem informados. Com isso, o síndico deve divulgar internamente os laudos fornecidos pelo laboratório contratado e mostrar as medidas que estão sendo tomadas para resolver uma questão que é vital para todos", diz o síndico profissional da Cipa, Bruno Gouveia.

Bruno Gouveia desaconselha o esvaziamento das caixas em problemas como este, sem a análise de um laudo de potabilidade. Segundo ele, além de gerar desperdício, a ação acaba sendo inócua, pois o local em seguida será reabastecido por água de qualidade igual.

"O ideal é fazer análise constante e se for percebida qualquer anormalidade, o teste de potabilidade deverá ser realizado, a partir dele o síndico poderá tomar uma decisão mais assertiva quanto a troca da água ou a realização de um tratamento específico na mesma. Ademais, é importante manter a manutenção semestral dos reservatórios sempre em dia, pois isso, além de garantir a qualidade da água, também ajuda a identificar rachaduras e vazamentos, que também são fatores de contaminação da água", salienta Bruno Gouveia.

Fonte: Cipa.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...