Airbnb e condomínios

Empresa construirá prédio próprio nos Estados Unidos

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Airbnb construirá prédios de apartamentos com sua marca nos EUA

Pessoas de todo o mundo usam o Airbnb para alugar seus apartamentos para hóspedes — o que às vezes irrita donos de edifícios e proprietários. Agora, a empresa vai se envolver mais diretamente no lado imobiliário do assunto.

A companhia anunciou que está trabalhando com a Newgard Development Group, uma incorporadora imobiliária de Miami, para projetar um prédio com 324 apartamentos que levará o nome do Airbnb. Inquilinos serão encorajados a sublocar seus espaços na internet, e hóspedes terão acesso a comodidades típicas de hotéis.

É o último passo para a legitimação do site, avaliou JaJa Jackson, diretor de Parcerias Globais do Airbnb.

— Esta parceria mostra como proprietários, incorporadoras e o Airbnb podem trabalhar juntos — afirmou ele.

O edifício com a marca do Airbnb se encaixa em uma estratégia de longo prazo para conquistar incorporadores imobiliários e empresas de administração de imóveis que têm resistido a permitir aluguéis pelo site. Desde a fundação da start-up, em 2008, proprietários afirmam que ela infringe as leis de zoneamento e opera como um hotel ilegal. Críticos também dizem que o aluguel dos imóveis para turistas aumenta os custos da moradia e perturba as vizinhanças.

Para calar as críticas, o Airbnb começou a oferecer, no ano passado, às grandes administradoras de prédios uma fatia da receita dos anfitriões. Pelo acordo, os proprietários que converterem o Airbnb no único site em que é possível alugar seus imóveis terão direito a 15% dos ganhos dos aluguéis em seus prédios. Esse pacto foi pensado para encorajar proprietários a terem o compromisso de permitir que inquilinos usem o Airbnb.

O primeiro prédio no novo empreendimento, chamado Niido Powered by Airbnb, ficará em Kissimmee, Flórida. Ele terá entrada sem chave e serviços concierge on demand, como faxina e armazenamento de bagagem. Inquilinos poderão sublocar as unidades deles exclusivamente no Airbnb por um máximo de 180 noites por ano, disseram as empresas.

O Airbnb ajudará com o design, mas não terá uma participação no edifício. A Newgard ficará com parte dos lucros com os aluguéis do Airbnb e planeja construir outros espaços semelhantes nos EUA. O Airbnb disse que prevê a inauguração do complexo na Flórida no primeiro trimestre de 2018.

Fonte: extra.globo.com