O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Amigo do idoso

Programa chega a Capocabana, bairro com mais idosos do país

Publicado em: quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Copacabana recebe nova turma do programa “Porteiro Amigo do Idoso”, que capacita profissionais para cuidado com longevos

Iniciativa pioneira e gratuita já capacitou cerca de 2,5 mil profissionais de portaria nas principais cidades da Região Sudeste – 987 somente na capital fluminense

Nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, o programa “Porteiro Amigo do Idoso” – iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros que visa a capacitar profissionais de portaria a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores idosos – inicia nova turma em Copacabana, bairro que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta o maior número de idosos do país.

Segundo o Censo 2010, cerca de 30% da população do bairro carioca possui 60 anos ou mais – proporção esperada para o Brasil todo em 2050.

As aulas – inteiramente gratuitas – serão realizadas nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, entre 13h e 17h, na Rua Pompeu Loureiro, nº 45.

Os interessados podem se inscrever pelo telefone (21) 3138-1480. A metodologia de ensino, desenvolvida pelo Senac RJ, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos.

Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.

Criado em 2010, a partir de pesquisa realizada pelo Grupo Bradesco Seguros com cidadãos longevos do bairro de Copacabana – que apontou o porteiro como o “melhor amigo do idoso” –, o programa “Porteiro Amigo do Idoso” está presente atualmente, também, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Desde que foi lançado, o programa passou por 11 municípios, incluindo as capitais dos quatro estados da Região Sudeste.

Na capital fluminense, foram capacitados 987 porteiros. Até abril, outras três turmas encerram a atual fase do programa no Rio de Janeiro: uma em Copacabana e duas em Ipanema, que receberá o “Porteiro Amigo do Idoso” pela primeira vez.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE, em 2013, a população de idosos no Brasil (60 anos ou mais) era de aproximadamente 26,1 milhões de indivíduos, equivalente a 13% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, cerca de três serão idosas.

— O programa “Porteiro Amigo do Idoso” faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Além disso, essa iniciativa colabora para que os porteiros se tornem ainda mais amigos dos idosos e entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos — explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

O “Porteiro Amigo do Idoso” foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.

Pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com os participantes do curso revelou que 86% tiveram suas expectativas superadas, 92% avaliaram o programa “Porteiro Amigo do Idoso” como ótimo e 92% o recomendariam a outros profissionais.

Fonte: http://www.segs.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...