Coluna: De Olho no Mercado

Análise da primeira prova do "Síndico 5 estrelas"

Média de aprovação foi baixa, mas já era esperada

Por Thais Matuzaki

08/04/19 11:23 - Atualizado há 5 meses


Administrar um condomínio pode ser equiparado a cuidar de uma cidade inteira.

Envolve tanta coisa, questões financeiras, jurídicas, tributárias, manutenção, enfim, os anos se passaram e todas essas tarefas ganharam uma complexidade enorme, as quais pesaram diretamente sobre os ombros do síndico.

Nesse sentido, o mercado tem exigido profissionais cada vez mais qualificados para o cargo. 

Ainda sem regulamentação, a sindicatura não dispõe de conselhos reguladores e fiscalizadores. Muitos consideram isso um empecilho para a qualificação desses profissionais.

Foi pensando nisso que a Gábor RH, empresa consultora da área de Recursos Humanos, criou a certificação Síndico 5 Estrelas.

A primeira prova aconteceu em janeiro, mas a segunda já está por vir. Quem quiser se inscrever para o novo teste, este artigo pretende ajudar com detalhes importantes. Aproveite!

O que é a certificação cinco estrelas? 

Trata-se de uma certificação, reconhecida pela Fundação Vanzolini, que tem o objetivo de mensurar o conhecimento do síndico, verificando se o profissional tem capacidade para exercer a função, independentemente de sua formação ou experiência anterior.

A primeira prova  

O primeiro ciclo de provas aconteceu em meados de janeiro, em três cidades brasileiras: São Paulo, Brasília e Florianópolis. 

Foram aplicadas 80 questões de múltipla escolha, divididas entre as disciplinas:

  1. Administrativo
  2. Jurídico
  3. Financeiro
  4. Segurança
  5. Assembleia
  6. Contabilidade
  7. Manutenção
  8. Recursos Humanos

Além disso, mais três questões dissertativas sobre convocação de assembleia, elaboração de ata e aplicação de multa.

A prova procurou abranger todas as áreas de atuação do síndico, sem focar em um tema especial. 

“Assim como um CEO de uma empresa, o síndico precisa ter conhecimentos genéricos, saber controlar os prestadores de serviços e tomar as decisões corretas nas diferentes questões que abrangem a vida condominial”, explica Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH.

Perfil dos candidatos

No total, 302 pessoas se inscreveram para fazer a prova do Síndico 5 Estrelas, sendo que 75% deles eram síndicos profissionais e os paulistanos representaram a grande maioria. 

Segundo Karpat, também havia um número significativo de pessoas que estavam buscando entrar no segmento condominial.

Dados demográficos do público sinalizaram, ainda, que a procura pela qualificação como síndico atende a um perfil heterogêneo

“Recebemos um número equilibrado de homens e mulheres. Outro detalhe interessante diz respeito à idade, com jovens na faixa dos 20 anos até os mais experientes acima dos 70. Ainda assim, cerca de 60% dos participantes estavam entre os 35 e 45 anos”, destaca Karpat.

Média de aprovação

Para ser aprovado na certificação Síndico 5 estrelas, o candidato precisava alcançar um mínimo de 80% nos testes de múltipla escolha e nas dissertativas.

A média de aprovação foi de 14% – um número baixo, mas esperado pelos organizadores por conta de dificuldade da prova. 

“A certificação está cumprindo seu objetivo principal, que é trazer segurança aos condomínios que contratam esse tipo de profissional. Os síndicos aqui aprovados adquiriram capacidade e conhecimento de gestão comprovadas”, salienta Karpat.

Programe-se para a próxima prova 

O próximo ciclo de provas do Síndico 5 Estelas será realizado em agosto. Aos novos interessados, Karpat relembra que o síndico deve ter a ciência de que será avaliado como um generalista, um CEO. 

“Ele é o responsável legal pelo condomínio, e embora tenha alguns prestadores de serviços lhe auxiliando, a responsabilidade não pode ser transferida. Por isso, é necessário ter conhecimento para supervisioná-los e tomar as melhores decisões. Minha dica é: estudem, se aprimorem, e vamos juntos profissionalizar esse segmento!”, finaliza Ricardo Karpat.

Em parceria com a Gábor RH, o SíndicoNet oferece um curso de Formação de Síndico Profissional, que pode servir como uma base de estudos para você que pretende realizar a prova do Síndico 5 estrelas.

Clique aqui e veja as condições.

Saiba mais

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.