Fraudes

Apresentação do Guia: Fraudes em condomínios

Introdução

Por Mariana Ribeiro Desimone

terça-feira, 9 de novembro de 2010


Atualmente a transparência na gestão dos recursos do condomínio é fundamental. Sem ela, fica muito difícil para um síndico realmente administrar o condomínio. Isso porque hoje os moradores estão cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres - assim como dos do síndico.

Uma gestão mais transparente também é fundamental para evitar fraudes no condomínio.

Importante ressaltar que esse tipo de prática não acontece apenas envolvendo o síndico, Pode acontecer com outras pessoas que trabalham direta ou indiretamente no condomínio, como funcionários, zelador, gerente predial, a administradora e membros do conselho e de comissões no condomínio.

Pensando nisso, o SíndicoNet elaborou um guia com todas as informações necessárias para evitar essa prática no seu condomínio. Falamos sobre a importância de uma auditoria que acompanhe mensalmente as contas do condomínio (em vídeo e texto), damos dicas de como acompanhar o trabalho da administradora e também de como os moradores, os maiores interessados em evitar fraudes no condomínio, podem (e devem) acompanhar a gestão.

Também tocamos em assuntos delicados como a falência da administradora, propinas e síndicos desonestos.

Lembre-se: o dinheiro do condomínio é de todos e é um assunto que deve ser tratado com o maior respeito e transparência possível.

Veja abaixo as páginas do guia: