O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Área de convivência

Espaço fitness vira necessidade e chamariz em novos empreendimentos

Publicado em: terça-feira, 30 de junho de 2015

O espaço de lazer mais desejado

 
Talvez por causa da preocupação com a boa forma, saúde e qualidade de vida, cada vez mais presente em nossa cultura, um local para prática de exercícios vem se tornando cada vez mais comum nos projetos residenciais. Apontado em pesquisas de mercado como um dos maiores desejos dos consumidores, seja em condomínios ou em casas, um ambiente para malhar é tão importante, que já entrou para lista de diferenciais decisivos dos profissionais de vendas do setor imobiliário. 
 
Ao longo dos anos, os itens de lazer vêm se tornando cada vez mais indispensáveis nas estruturas dos empreendimentos, nesse contexto, o espaço fitness é descrito por profissionais do setor imobiliário como uma das opções mais essenciais. Segundo o diretor comercial da Brasil Brokers Niterói, Roberto Marinho, isso acontece principalmente em função da comodidade, mobilidade e segurança que as pessoas que vivem hoje nas grandes cidades procuram ter nos condomínios que moram. 
 
“As pessoas querem ter o máximo de opções possíveis dentro dos condomínios. Por isso, para nós que trabalhamos com vendas, os locais destinados ao fitness se tornaram um dos mais relevantes, pois se trata de uma estrutura que atende à tendência de comportamento que existe hoje, voltada à saúde e à boa forma”, ressalta o diretor. 
 
Uma área para atividades físicas se tornou tão básica nos ambientes residenciais que, segundo Roberto, é cada vez mais raro um projeto que não tenha uma academia na sua estrutura. 
 
“Os espaços fitness fazem parte da área de lazer, mas no geral são um ambiente à parte. Com certeza é uma estrutura que ajuda o cliente na decisão pela compra do imóvel, e sem dúvida um complemento muito importante para quem comercializa”, afirma Roberto. 
 
Se nos empreendimentos novos os espaços fitness já são uma estrutura básica das áreas de lazer, nos antigos, adaptar um espaço para essa finalidade é um pedido recorrente para os profissionais de arquitetura e designer de interiores. 
 
Mesmo quando não está previsto no projeto inicial do condomínio é possível adaptar com facilidade um ambiente da área comum para um local de práticas de exercícios, segundo a arquiteta Manuela Guida. Ela afirma ainda, que com um pequeno investimento já é possível preparar uma área para receber uma pequena academia. 
 
“Com R$ 10 mil já é possível deixar um ambiente adequado para se tornar um espaço fitness. A adaptação inclui pisos e iluminação adequada, entre outros detalhes, que vão deixar o ambiente pronto para receber os aparelhos”, revela Manuela. 
 
Diferente de um salão de jogos ou outros espaços da área de lazer, que podem produzir barulhos e devem ser muito bem pensados, os ambientes para atividade física só trazem benefícios, segundo Guida. Ela afirma ainda que a estrutura para atividades físicas, ao contrário do que se pensa, não depende de um espaço muito grande. 
 
“Além de fácil adaptação, o espaço fitness é um ambiente que não precisa de muito espaço, basta que seja suficiente para a disposição dos aparelhos necessários. No espaço assinado por mim, junto com arquiteta Flávia Ladvocat, no bairro Ingá, Niterói, a academia está localizada no centro da área de lazer do condomínio, com acesso ao deck da piscina e à área interna através de divisórias em vidro. A iluminação foi feita por lâmpadas fluorescentes morna embutidas nos detalhes de gesso trás ao ambiente a possibilidade de abrigar diversos tipos de atividades físicas, como corrida e até mesmo ioga”, ressalta Manuela. 
 
O desejo de ter uma academia no espaço residencial é uma realidade comprovada através de estudos de mercado e pesquisas, segundo Leonardo Mesquita, diretor de incorporações da construtora Cury. 
 
“A Cury realiza, periodicamente, uma série de pesquisas para identificar as tendências do mercado e as necessidades dos consumidores. O que temos constatado é que um dos maiores desejos dos nossos clientes é o espaço fitness. As pessoas desejam cada vez mais ter esse conforto em casa”, explica o diretor. 
 
Por essa razão, em empreendimentos como o WoodPark e FloralPark, que pertencem ao complexo EcoPark, em Maria Paula, Niterói, a construtora investiu em um espaço fitness moderno, com equipamentos de última geração. Já no Completo São Gonçalo, segundo Leonardo, foi implantado um conceito fitness ao ar livre, para que os moradores tenham o contato máximo com a natureza durante os exercícios. 
 
“Trouxemos para os novos empreendimentos da Cury em Niterói e São Gonçalo o conceito que a empresa já possui em outros projetos, o do condomínio-clube. No WoodPark e no Floral Park contamos com bicicletas, esteiras e aparelhos de musculação modernos. Já no Completo São Gonçalo montamos uma estrutura ao livre com barras e um espaço para corridas e exercícios”, ressalta Mesquita. 
 
Exclusividade – Pessoas reservadas que querem privacidade e praticidade e moram em casas optam pela construção de um espaço fitness particular. Nesses casos, é possível acrescentar elementos do gosto e da vida pessoal dos proprietários, como no ambiente criado em uma casa em Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, pela designer de interiores Lana Rocha. 
 
“No projeto de Camboinhas, o ballet fazia parte da história de vida da proprietária e também era uma espécie de projeto para filha, por isso, além de esteiras e ergométricas, instalamos uma barra. Vale destacar também os painéis luminosos no teto, com fotos dos três os filhos praticando natação”, releva a designer.  
 
“No projeto de Camboinhas, o ballet fazia parte da história de vida da proprietária e também era uma espécie de projeto para filha, por isso, além de esteiras e ergométricas, instalamos uma barra. Vale destacar também os painéis luminosos no teto, com fotos dos três os filhos praticando natação”, releva a designer.
 
Um piso confortável, um espelho bem posicionado e um local arejado, são o básico do ambiente segundo Lana, que destaca a importância do projeto avaliar os reais interesses do cliente como forma de criar um espaço fitness satisfatório. 
 
Fonte: O Fluminense

Fonte: http://www.secovirio.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...