Área de lazer

Saiba como deve ser mantida uma boa sala de ginástica

terça-feira, 19 de junho de 2012

Conheça como deve ser o espaço fitness ideal em condomínios

Levantamento realizado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) aponta como manter o espaço ideal para a prática de exercícios físicos em residenciais

Piso adequado, ventilação e luz apropriadas, pontos de eletricidade e equipamentos modernos são os atrativos fundamentais para manter um espaço fitness com qualidade, diz a pesquisa.

Em Sorocaba, o espaço fitness do Condomínio Residencial Saint Patrick, que já está sendo construído ao lado da Portaria Raposo Tavares, será re ferência em espaços voltados para cuidados com a saúde e o bem-estar em condomínios. A academia contará com todas as características indicadas pelo sindicato da habitação. Seguindo, ainda, o conceito de academias em São Paulo e em outras capitais brasileiras, após decisão da associação de moradores que será instituída, o fitness do Residencial Saint Patrick poderá também contar com uma equipe terceirizada de manutenção e orientação na prática de exercícios.

Com a inauguração do condomínio prevista para 2013, o local irá dispor de uma linha completa de modernos equipamentos, além de propor a sinergia perfeita entre exercício físico e contato com a natureza.  Visando também o bem-estar e a qualidade de vida, será possível implantar um spa no local, de modo que serviços de estética e de cuidados com a saúde igualmente possam ser desfrutados no próprio condomínio.

O acompanhamento dos condôminos durante as práticas esportivas poderá ser feito por meio de um serviço terceirizado de consultoria de professores de educação física ou com a ajuda de empresas especializadas no ramo de academias. Dessa forma, os usuários estarão seguros para praticar seus exercícios sob o olhar de profissionais capacitados em organizar e gerir uma academia.

Segundo Claudinei Pires, diretor de uma empresa se assessoria esportiva em Sorocaba, tanto os moradores, quanto os responsáveis pelo condomínio, necessitam de gerenciamento durante suas atividades físicas.

“Assim como o residencial precisa ter pessoas responsáveis pela sua conservação e administração social, o espaço fitness também necessita de profissionais de educação física que estejam aptos a assumir a responsabilidade pelos equipamentos e pela prática correta dos exercícios”, afirma.

Entre uma caminhada e outra na esteira da academia, o usuário poderá observar o paisagismo do imenso jardim de entrada do condomínio, que conta com exuberantes palmeiras canárias. A integração com o ambiente externo é possível através das grandes janelas de vidro, que foram projetadas para conferir uma sensação de liberdade e amplitude.

De acordo com o arquiteto Geraldo Caiuby, responsável pelo projeto arquitetônico de todo o empreendimento, a academia foi planejada seguindo o mesmo conceito contemporâneo (tendências atuais) das linhas da portaria e dos demais ambientes do condomínio.

O espaço fitness contará ainda com vestiários e local para alimentação, de modo que seja possível cuidar do corpo e da saúde, sem precisar se deslocar até a cidade. “Todo o projeto visa oferecer o que há de melhor, sempre prezando pela qualidade de vida e, também, proporcionando uma sensação de comodidade, em um ambiente totalmente preparado para receber as pessoas”, explica o arquiteto Geraldo Caiuby.

Fonte: http://www.jeonline.com.br