Coluna: De Olho no Mercado

As mudanças no cenário da sindicatura profissional

Segmento em transformação apresenta novos caminhos

Por Mariana Desimone

28/06/19 12:12 - Atualizado há 10 dias


O cenário do mercado de trabalho do síndico profissional mudou muito nos últimos anos. A nova profissão se tornou uma realidade e em sua decorrência apareceu uma enxurrada de profissionais. Mas, com tanta gente disputando condomínios de norte a sul do país, como se destacar?

Realizar cursos, participar de palestras e estar em sintonia com as novidades da legislação, da tecnologia e boas práticas administrativas se tornou indispensável, mas já não é o suficiente para chamar a atenção dos contratantes

Certificação de síndico profissional reconhecida 

Desde janeiro deste ano, a Certificação Síndico 5 Estrelas, reconhecida pela principal certificadora do Brasil, a Fundação Vanzolini, mudou o cenário condominial brasileiro. 

O síndico profissional Nilo Luciano Moroski foi um dos 44 postulantes que conseguiram a certificação 5 estrelas. Ele trabalha em Joinville – e foi o único aprovado em sua região.

“Apesar de ser uma certificaçãso recente, ela está dando os frutos que eu desejava. Há pouco tempo estive em uma assembleia de apresentação de síndicos profissionais com outros colegas e pesou bastante não apenas a minha experiência, como a certificação também”, argumenta Nilo, que foi contratado como gestor do condomínio.

Ele explicou que no final do ano passado havia tentado administrar o condomínio, mas não havia obtido sucesso na ocasião.

Nilo conta que a necessidade de estar com as certidões negativas em dia também é um plus. 

“Muitos condomínios às vezes não lembram de pedir esse tipo de informação, mas se você chega com esse tipo de chancela já é algo extremamente positivo. Trabalho com condomínios há 15 anos, há 9 como síndico profissional. Se a gente não buscar conhecimentos, cursos, certificações, parcerias, ficamos obsoletos, e isso não é uma opção ”, reflete. 

Seus dois sócios vão fazer a prova em agosto, já que viram o resultado de ser aprovado na prática. 

“Fiquei agradavelmente surpreso com a dificuldade da prova. Percebi que o interesse era, realmente, nivelar por cima quem fosse aprovado”, explica Nilo.

A segunda prova da certificação vai acontecer no dia 24 de agosto, em três capitais: São Paulo, Brasília e Florianópolis.

Benefícios do Síndico 5 estrelas

Os aprovados têm direito a uma série de benefícios. Um deles é que os condomínios interessados em contratá-los conseguem fazer uma busca por localização diretamente no site do programa, hoje com mais de 15 mil acessos mensais. 

“O contratante sabe aonde encontra os síndicos com conhecimentos comprovados ”, aponta Ricardo Karpat.

Os síndicos aprovados também contam com a possibilidade de participar de uma programa no canal Condtv, publicar artigos nas redes sociais e sites da Gábor RH e do Síndico 5 estrelas, além de participarem de eventos semestrais e a cada três meses acompanharem webinars exclusivos e tirarem dúvidas com profissionais especialistas do mercado, jornal bimestral e descontos nos congressos da Gábor RH.

Saiba mais

Acesse Síndico 5 estrelas ou pelos telefones: 0/xx/11/2366-6500 e 0/xx/11/94868-2075 (WhatsApp).

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.