Atraso da construtora

Casas de condomínio em Bauru deveriam ter sido entregues há um ano

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mutuários sofrem com demora na entrega de casas em Bauru, SP

As casas deveriam ser entregues há mais de um ano.Construtora cobra uma taxa não prevista no contrato.

Casas populares estão com entrega prevista adiadas há quase dois anos em Bauru, interior de São Paulo. As obras fazem parte do Condomínio Terra Nova, no núcleo Otávio Rasi. A construção é de responsabilidade da empresa Rodobens.

O enfermeiro William Moreno Rissato, que hoje tem que pagar aluguel, comprou sua primeira casa que deveria ter sido entregue em novembro de 2010. Até agora ele não recebeu as chaves nem tem entrada autorizada no local.

“Ligo na construtora e eles avisam que até o fim do mês a chave estará comigo. Eles cobram ainda uma taxa que deveria ter sido quitada com o dinheiro que pagamos à Caixa Econômica Federal há mais de um ano”.

De acordo com a advogada Thais Gomes Sanches, o transtorno não é isolado. “Este grupo por meio da Caixa Econômica Federal tem repassado aos compradores uma taxa sem previsão contratual, ora com nome de taxa de construção, ora com nome de taxa de muro”, esclarece.

Para tentar sanar o problema, os mutuários devem também recorrer ao Procon. Eles precisam reabrir uma reclamação sobre a não entrega desse imóvel no prazo correto. Os consumidores não devem pagar a taxas que vêm depois do contrato.

Em nota, a Assessoria de Imprensa da construtora diz que as casas que compõem a segunda e a terceira etapa de construção estão prontas há meses, mas que para entregar é preciso que a prefeitura emita o "habite-se". A Prefeitura Municipal informou que o "habite-se" já foi entregue.

A caixa econômica federal informou que a cobrança de juros e atualização monetária na fase de obra é devida e prevista em contrato de financiamento com as pessoas físicas. A CEF informa, ainda, que o condomínio Terra Nova, em Bauru, já está com 95% da obra concluída.

Fonte: http://g1.globo.com