O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Autovistoria

Crea-RJ aumenta fiscalização em condomínios no Rio de Janeiro

Publicado em: quarta-feira, 15 de abril de 2015

Crea-RJ amplia fiscalização sobre condições de segurança predial em Copacabana

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) começaram hoje (13) a vistoriar prédios residenciais e comerciais de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para verificar o estágio de manutenção dos imóveis, execução de obras e a documentação sobre autovistoria. Determinação adotada em julho de 2013, depois da ocorrência de desabamentos e explosões em edifícios do centro da cidade.
 
A autovistoria obriga que os responsáveis pelas edificações – inclusive aquelas tombadas, preservadas e tuteladas – executem a verificação e consequente manutenção periodicamente, com intervalo máximo de cinco anos. A fiscalização das condições de conservação, estabilidade e segurança abrange, inicialmente, os edifícios residenciais, mas será estendida, gradativamente, a todas as edificações; inclusive aos quiosques da orla.
 
Segundo o coordenador de Planejamento e Controle de Fiscalização do Crea-RJ, Evandro Figueiredo, o principal objetivo é garantir a segurança dos moradores. Ele disse que além de verificar se os condomínios realizaram a autovistoria, a equipe de quatro fiscais da operação verifica se a vistoria foi satisfatória.
 
“Dependendo do porte do prédio, é preciso mais de um profissional para verificar todos os itens necessários quanto à manutenção predial: elevadores, extintores, instalações elétricas e de gás, circuito interno de TV, limpeza de caixas d´água. Vamos checar se foi feito tudo isso”, explicou.
 
De acordo com Figueiredo, o trabalho de fiscalização já é feito, mas agora será intensificado. “Vamos fazer um trabalho modelo, inicialmente nas vias de Copacabana, e verificar os resultados. Começamos pela cidade do Rio porque aqui já está valendo a lei da autovistoria. Depois da zona sul, partiremos para o centro, Tijuca e Barra da Tijuca e, mais adiante, às demais áreas da capital e outros municípios do Estado”, ressaltou.
 
Os agentes vão entregar um ofício aos síndicos, solicitando cópias das anotações de responsabilidade técnica (ART), referentes à elaboração dos laudos de autovistoria e aos serviços de manutenção e obras executadas nos últimos doze meses.
 
Os síndicos deverão entregar também cópias de notas fiscais, contratos e recibos, para que o Crea-RJ verifique a habilitação técnica das empresas e profissionais empregados nas obras e serviços. De acordo com o Crea-RJ, as irregularidades encontradas serão encaminhadas à prefeitura do Rio e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ).
 
Figueiredo informou que o Crea-RJ pretende criar um cadastro vitalício no portal online para informar aos síndicos e à sociedade em geral a relação das empresas e profissionais legalmente habilitados pelo conselho. Ele acredita que a informação vai interessar muito a quem for comprar ou alugar um imóvel, por exemplo.
 
“Para isso queremos formar parcerias com os condomínios, criando um mecanismo que seja atualizado a cada ano, que facilite e seja transparente sobre serviços de manutenção predial”, disse o coordenador.

Fonte:http://www.ebc.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...