Segurança

Barbie do Crime

SP: Quadrilha alugava imóveis em condomínios para cometer furtos

Por SíndicoNet

quarta-feira, 26 de novembro de 2025


Paola Co Carita Gobel, de 32 anos, e três homens foram detidos pela Polícia Civil por suspeita de integrar quadrilha especializada em furtos a residências de alto padrão. A prisão ocorreu na quarta-feira (19) em um condomínio de luxo em Piracicaba, interior paulista. A informação foi divulgada pela polícia nessa segunda-feira (24).

Os suspeitos haviam alugado um imóvel no residencial usando documentos falsos e foram flagrados com contrato fraudulento, drogas e um veículo furtado. Conhecida pelos apelidos "Barbie do Crime" e "Mulher Gato", Paola já havia participado de um furto que resultou na subtração de R$ 1 milhão em objetos de um apartamento em Belo Horizonte.

A 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG/Deic) de Piracicaba recebeu denúncias na terça-feira (18) sobre comportamentos suspeitos dos novos moradores, que chegaram ao local apenas com colchões e poucas malas. Moradores relataram que os suspeitos filmavam outras casas enquanto cobriam seus rostos.

"Então, a partir dessas inconstâncias, a gente presumiu que ali havia algumas pessoas reunidas para, eventualmente, práticas criminosas, já que a posse do imóvel seria ilegítima, por um contrato fraudulentamente feito, possivelmente pago com cartões também clonados", explicou o delegado Marcel Willian Oliveira de Souza, da 1ª DIG/Deic.

O grupo havia chegado ao condomínio em 14 de novembro, cinco dias antes da operação policial. Eles utilizavam identidades falsas e alugaram o imóvel com dados de um servidor público que já havia registrado boletim de ocorrência por uso indevido de suas informações.

Durante a abordagem policial, os suspeitos tentaram destruir um celular para evitar sua apreensão. A Justiça decretou a prisão preventiva dos quatro envolvidos no dia seguinte à prisão em flagrante.

O delegado detalhou o método utilizado pelo grupo: "Primeiro, ingressa uma [pessoa], depois outra: 'meu namorado chegou'. Então, eles fazem esse levantamento prévio, às vezes, entra distraindo o porteiro. Depois, um fica dentro do veículo, outro vai entrando e vão fazendo esse transbordo dos produtos subtraídos".

Dois integrantes do grupo, incluindo Paola, já possuíam antecedentes criminais.

"Dentre esses presos, a gente pode destacar que havia dois que já haviam sido presos anteriormente até pelo Deic, Departamento Estadual de São Paulo, por práticas criminosas mais graves. Inclusive, essa moça que foi presa, através das fontes abertas, nós conseguimos as informações que ela teria até um apelido: 'Mulher Gato' e 'Barbie do Crime'. E eles estavam dentro dessa residência, muito provavelmente, já preparados para práticas criminosas", acrescentou o delegado.

Paola, natural de Poços de Caldas (MG), havia sido presa em 2023 pelo Deic de São Paulo na residência do namorado, que também foi detido por posse de drogas. Os nomes dos três homens presos não foram divulgados pelas autoridades.

Os suspeitos foram autuados por associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, receptação dolosa, violação de domicílio e uso de identidade falsa.

Como identificar locação fraudulenta em condomínio? *

Identificar locações fraudulentas em condomínios é um desafio crescente, especialmente com o aumento do uso de plataformas online de locação. Esse tipo de fraude pode comprometer a segurança do condomínio e trazer transtornos para todos os envolvidos.

Confira abaixo orientações para identificar e lidar com locações fraudulentas:

🚩 Sinais de Alerta

Verificação de Identidade e Documentação

Autenticidade do Anúncio

Visitação e Análise do Imóvel

Forma de Pagamento

Contrato de Locação

Relatos de Golpes Conhecidos

🔍 Passos para Verificação e Segurança

* Conteúdo gerado pela Inteligência Artificial do SíndicoNet. Teste aqui!  

Conteúdo SíndicoNet (Produzido com o Auxílio de IA)